Voluntariado faz do Rincão destino para o Natal

Balneário Rincão

De distrito de Içara a município, da simplicidade da beira-mar a um próximo imponente calçadão na orla, do Natal, um novo Rincão. Em pouco tempo, muita coisa mudou no balneário e, a partir desta sexta-feira (07), o município se destaca como destino para o Natal, respirando toda a magia da data e se consagrando em fazer o diferencial por meio do voluntariado. Com a união dos Voluntários para o Desenvolvimento de Balneário Rincão, o VDR, a época mais mágica do ano nesta temporada trará novidades e será evidência em nível estadual.

Além da iluminação de todas as residências da beira-mar, que vão da antiga New York ao Verdão da Zona Sul, como igrejas, caixas d´água, comércio, a Plataforma Norte e até as torres de telefonia celular, este Natal terá ainda uma casinha para o Papai Noel. O imóvel foi gentilmente emprestado pela família do Sr. Aldino Oswald Diehl e, em homenagem ao proprietário foi intitulada de Casa do Papai Noel Vô Oswaldo. Além de receber a criançada, o Papai Noel estará distribuindo doces e retribuindo as mensagens de carinho.

Tudo foi viabilizado pelos voluntários e parceiros, as decorações, limpeza, as luzes e até a colocação delas. Aliás, é de uma das torres da SBA Communications + Vivo, situada na Zona Sul do balneário, a maior simulação de árvore de Natal de Santa Catarina. Já de longe, os iluminados 70 metros de altura, chamam atenção e encantam.

Para não gerar custos extras, a Cooperaliança subsidia com energia elétrica a manutenção do acendimento das luzes durante todo o período em que permanecerão ligadas e, para isso, toda iluminação é acionada diretamente nos postes de energia elétrica.

Crescimento do município

Conforme a responsável pela comissão de eventos do VDR, Ana Cláudia de Camargo Mendonça Fava dos Reis, o grupo surgiu com o intuito de movimentar a programação do Balneário Rincão e, consequentemente, o fomento econômico e cultural da cidade, não somente na temporada de verão, mas durante todo o ano.

“Natal é época de luz, de união, de amor, e o Balneário Rincão também precisa respirar a data. Quanto mais iluminado e decorado, melhor. Temos que somar. Queremos o bem do Rincão e nada melhor do que o ponta pé do nosso trabalho ser neste período de Natal. Seguimos planejando as próximas ações e o VDR trará muitas novidades”, destacou a voluntária. 

O VDR

O VDR possui mais de 30 membros, das mais diversas áreas de atuação, sendo jovens, aposentados e até pessoas naturais de outros estados, que escolheram o Rincão para viver e decidiram auxiliar e impulsionar o crescimento do balneário. Com uma atuação totalmente voluntária, o VDR lança, junto com a Prefeitura e CDL nesta sexta-feira (07), o “Natal Orla Balneário Rincão”, um projeto voltado a atrações, sociais e culturais e, claro, a iluminação, com foco na beira-mar e em demais pontos estratégicos, como a casinha do Papai Noel, totalmente com a utilização de meios próprios, sem uso de recurso público.

Programação Natal Orla – VDR

07/12 (sexta-feira) – Local: Rua Paraná – (Santa Bárbara) – Centro

Programação da Prefeitura

20h30min: Apresentação do grupo VDR

08/12 (sábado): Local: New York – Avenida da orla

18h: Zumba de Natal – Programação da Prefeitura

20h: Culto Ecumênico

20h15min: Emanuela Vicente + Coral das Escolas da Rede Municipal do Balneário Rincão

20h30min: Irmãs Serafim

20h45min: Coral Municipal Balneário Rincão

21h15min: Condução do Papai Noel até sua casa, pelas crianças, acompanhadas pela Banda do Papai Noel – Do New York até sua casinha natalina

15/12 (sábado) – Local: New York – Avenida da orla

20h: Grupo Açoriano – Escola José Fernandes da Silveira

20h15min: Grupo Musical Projeto Social Encanto do Futuro (Forquilhinha)

20h30min: Coral Serviço de Convivência da 3ª Idade (Cantar e Viver) – AFASC

20h45min: Miriã Motta (Canções Natalinas – Gospel)

21h: Cantata (Teatro, Dança e Música Natalina) + Banda da Igreja Quadrangular de Pedreiras

08 a 22/12

19h30min às 22h – Papai Noel em sua casinha entregando balinhas

22/12 (sábado): Programação da Prefeitura na Rua Paraná