Produção de Feijão em Içara tem prejuízo de R$ 1,5 milhão

Como a previsão aponta ainda mais chuva, as perdas podem aumentar

A chuva da última semana deixou um prejuízo considerável para os agricultores. Em Içara, os números ainda não foram todos contabilizados, mas os dados levantados até o momento já preocupam. De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Luiz Fernando Coan só no feijão o prejuízo deve superar 1,5 milhão de reais.

“Isso levando em consideração os dados de agora. Içara tem 2 mil hectares de feijão plantados. A informação de momento é de que 30% da produção já se perdeu. O problema é que ainda tem mais chuva prevista de domingo até a próxima quinta-feira. Isso pode elevar ainda mais os danos”.

Ele lembra ainda que nas propriedades da agricultura familiar há outras cultivares que sofreram com o mau tempo. “Tem prejuízo também nas pastagens e nas hortaliças”, explica.

Luiz Fernando lembra aqueles que perderam as lavouras precisam recorrer ao seguro agrícola para aliviar as perdas. “Quem trabalha com financiamento tem o Próagro. Esse seguro ajuda a amenizar as perdas. Para ter acesso é preciso comunicar ao banco as perdas. Através do Banco a Epagri é acionada para vistoria e então libera os recurso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *