Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

Ex-prefeito de Içara é condenado a 10 anos de reclusão

Publicado

em

Ouça esta matéria

O ex-prefeito de Içara Gentil da Luz foi condenado em primeira instancia a uma pena de 10 anos e dois meses de prisão. A decisão do Juiz  Fernando Dal Bó Martinhago é resultado da Operação Moralidade, desencadeada pelo Gaeco em 2012. Além de Gentil a sentença também recai sobre a ex-secretária de Finanças de Içara, Micélia da Silva Luiz. Ela foi condenada há mais de sete anos de detenção. Em sua decisão o magistrado cita os crimes de peculato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e fraude em licitação e contratos. Gentil e Micélia são os alvos das sentenças mais duras, mas há punições para empresários e outros agentes políticos da cidade. Como as penas são menores, a restrição de liberdade pode ser substituída por serviços comunitários.

Adelar Blissari, Cacilda Smielvski, Emerson de Jesus, Gisele Pereira Ferreira,  Max D’Agostin de Mello e Paulo Preis Neto, foram absolvidos de todas as acusações citadas no processo. A sentença é de primeiro grau e ai permite recurso em liberdade para todos os citados. Desde o início do processo os envolvidos alegam inocência e desmentem qualquer irregularidade durante a gestão do município de Içara.

A Operação

A ação do Gaeco, batizada de Operação Moralidade, foi desencadeada em 25 de junho de 2012 para apurar possíveis irregularidades na gestão pública de Içara. Na ocasião sete pessoas foram presas temporariamente. Centenas de arquivos de mídia eletrônica e documentos foram apreendidos para análise. Ao todo 25 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público por envolvimento no suposto esquema para desvio de dinheiro público.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Anderson de Jesus

Ampliação de Área Ambiental no Rincão será contestada na Justiça

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Câmara de Vereadores do Balneário Rincão aprovou na sessão desta segunda-feira um projeto de lei encaminhado pelo Executivo que amplia a Área de Preservação Permanente (APP) nas margens da Lagoa dos Esteves, na região do Condomínio Vila Suíça II. A proposta teve sete votos favoráveis e apenas um voto contrário. No projeto aprovado ontem na Câmara está anexado um laudo elaborado por um engenheiro agrimensor da prefeitura e ainda estudos elaborados por técnicos da Satc que indicariam que a área possui dunas, arbustos, córregos e um sambaqui milenar que precisam ser preservados.

Mas apesar da justificativa e do placar elástico isso não significa que o assunto está encerrado.

A área afetada pelo projeto tem cerca de 110 lotes e os proprietários já avisaram que pretendem contestar a decisão na Justiça. “São terrenos escriturados, pagamos IPTU e não fomos se quer ouvidos. Não tem laudo geológico nem arqueológico informando que há dunas ou sambaquis. Eles não nos deixam espaço para defesa. Se for APP é só mandar para o IMA e eles vão proibir as construções e ponto. Nem precisava de lei. Então vamos questionar sim essa decisão”, argumenta o empresário Samuel Baldissera.

Segundo ele, os proprietários vão entrar com pedido de ressarcimento dos terrenos e os valores podem chegar perto de R$ 50 milhões. “São 110 lotes, todos com 600 metros quadrados e avaliados em 400 mil reais. Esse ressarcimento pode chegar até aos 50 milhões de reais e isso inviabilizaria o município.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Criciúma deve ter internação compulsória de dependentes químicos

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Município de Criciúma deve iniciar em breve a internação compulsória de dependentes químicos. A informação é do Secretário de Assistência Social Bruno Ferreira. Em entrevista à Massa FM ele adiantou que o modelo deve seguir os mesmos moldes aplicados na cidade de Chapecó. “Esse assunto foi discutido na última semana em uma reunião com o prefeito de Chapecó João Rodrigues. Por lá os resultados tem sido positivos. Aqui já conseguimos o aval do prefeito Clésio Salvaro e estamos ajustando”, adiantou.

Segundo o secretário cerca de 90% dos moradores de rua são dependentes químicos e a intenção é permitir que eles tenham uma chance de mudar de vida. “Sei que algumas pessoas podem questionar o fato de ser uma internação forçada, mas se aparecer um único familiar que não concorde com essa posição nós não iremos proceder a internação. O que queremos mesmo é permitir que estas pessoas tenham uma chance de se livrar do vício”.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

CDL de Içara vai assumir estacionamento rotativo

Publicado

em

Ouça esta matéria

A proposta ainda precisa de aprovação da Câmara, mas a tendência é que nas próximas semanas o Estacionamento Rotativo de Içara seja reativado e passe a ser administrado pela CDL da cidade. A informação é do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas. Segundo Paulo Brígido a CDL já se prontificou a fazer a gestão do serviço. “Já conversamos com o Ministério Púbico, já buscamos as informações necessárias e agora estamos apenas aguardando a Câmara aprovar”, explica.

Segundo ele, neste primeiro momento o serviço vai retornar com valor mais acessível, mas como um número menor de vagas. “Não vamos ter tantas vagas. Vamos começar por algumas ruas e gradativamente o serviço vai ser ampliado”.

Paulo lembra que o lucro gerado pelo serviço será reinvestido na cidade. “Primeiro desafio é reativar o serviço, depois se tivermos lucro esse valor que sobrar será investido para decorar a cidade em datas especiais, para criar campanhas, buscar prêmios, enfim fazer que ele volte ao município”.

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos

© Copyright 2007-2022 sulnoticias.com