Conecte-se conosco

Blog Anderson de Jesus

Paulo Bornhausen lança livro em Criciúma sobre vinda da BMW para o Estado

Publicado

em

Ouça esta matéria

O advogado Paulo Bornhausen lança nesta segunda-feira, 01/08, às 19h30min, no Auditório da ACIC em Criciúma, o livro “SOPE: Do Sonho à Entrega”. A publicação introduz um modelo de trabalho que guiou a grandes vitórias para o Brasil e Santa Catarina.

SOPE é o acrônimo para Sonhar, Ouvir, Planejar e Entregar. “Eu SONHO com os grandes desafios com visão de futuro. Eu OUÇO as pessoas quando compartilho com elas a minha visão. Eu PLANEJO o que é preciso ser feito para tornar esse sonho uma realidade. Como todo bom catarinense, eu trabalho duro, de segunda a segunda. Acordo cedo e durmo tarde. Então eu EXECUTO o que eu planejei e ENTREGO os bons resultados para as pessoas. Foi assim que eu consegui realizar sonhos que muitos julgaram como impossíveis”, explica o autor.

“Eu sempre fui um SOPE, desde que comecei na vida pública, como deputado federal, estadual e secretário de Estado. Mas neste livro eu foquei nos últimos dez anos, quando eu pude dar muitas contribuições decisivas para o futuro do meu estado, da minha gente”, revela.

“À frente da SDE, nós sonhamos, ouvimos os catarinenses, planejamos e entregamos o maior e mais completo projeto de Estado para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina em décadas, com gestão, inovação e sustentabilidade. Nossos programas cobriram todos os níveis da economia catarinense, deste os catadores de materiais recicláveis até a BWM. Apoiamos empreendedores individuais e micro e pequenas empresas. Capacitamos jovens para o setor de tecnologia. Montamos um modelo de nível internacional para os centros de inovação. Levantamos dados para ajudar na preservação ambiental. Esses são destaques de uma longa lista”.

Ao sair do Governo do Estado, Paulo Bornhausen se voltou para a vida pessoal. Ele é advogado e empreendedor. Mas não se desligou da vida pública. Como voluntário, criou o projeto de planejamento regional InovAMFRI, que resultou em uma série de ações para os 11 municípios da região da Foz do Rio Itajaí. Ele é presidente do Conselho Consultivo do InovAMFRI.

“Com o InovAMFRI, os municípios retomaram rédeas do seu futuro. Sonhamos ver a AMFRI como uma região de classe mundial em até 25, 30 anos. Reunimos as lideranças públicas e a sociedade civil e definimos em conjunto quais são as prioridades para a região”, conta. O InovAMFRI definiu como estratégicos os eixos de desenvolvimento econômico, mobilidade urbana integrada e gestão pública moderna.

Para Bornhausen, o formato de planejamento do InovAMFRI pode servir como base para um novo modelo de desenvolvimento regional para Santa Catarina, a ser replicado pelas Associações de Municípios em todo Estado, respeitando-se as características e peculiaridade de cada região. A Associação de Municípios do Vale Europeu, em Blumenau e região, já iniciou um processo inspirado na Foz do Itajaí.

Segundo ele, há muito do SOPE no InovAMFRI e as primeiras entregas já estão no horizonte. O Centro Regional de Inovação está prestes a ser inaugurado no Distrito Regional de Inovação de Itajaí, este um projeto do InovAMFRI. A região conquistou ainda o apoio técnico e financeiro do Banco Mundial. “Temos o aval para seguirmos com a construção do túnel imerso sob o Rio Itajaí e o sistema de transporte coletivo urbano integrando toda a região com veículos 100% elétricos. Será um dos maiores projetos de infraestrutura urbana de Santa Catarina nos próximos anos. Um sonho da região que será entregue para as pessoas antes de 2030”.

Bornhausen acredita que o InovAMFRI pode ajudar a responder a um problema comum no Brasil: a falta de apoio dos governos centrais – federal e estadual – aos municípios. “Não podemos mais ficar esperando que todas as soluções venham prontas de Brasília ou da Capital. Os municípios podem e devem se reunir para ir em busca das soluções e recursos para superar os seus grandes desafios, como fizemos na Foz do Itajaí”.

Ao encerrar o livro, Paulo introduz os desafios na próxima década em Santa Catarina e aponta alguns caminhos para superá-los. Segundo o ex-deputado, os principais são “dobrar a renda dos catarinenses e levar Santa Catarina ainda mais perto da fronteira do conhecimento até 2032”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Anderson de Jesus

Edinho Bez será homenageado na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Ouça esta matéria

O presidente do MDB de Santa Catarina, Edinho Bez, será homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Com proposição do deputado estadual Pepê Collaço, a sessão especial enaltece os parlamentares que representam Tubarão e os municípios da região em legislaturas anteriores.

“Tive a satisfação de representar Tubarão e a região Sul, bem como os catarinenses, em uma legislatura estadual e outros seis mandatos na Câmara dos Deputados. São 32 anos de lida pública”, ponderou Edinho Bez. A sessão acontece nesta quinta-feira, 22, às 19h, no Plenário Deputado Osni Regis.

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Pepê Collaço recebe comitiva de Içara

Publicado

em

Ouça esta matéria

Deputado Pepê Collaço recebeu na Alesc uma comitiva de Lideranças de Içara. Na pauta demandas do município e convite para festa. “Visita feita nesta quarta ao Deputado Estadual, Pepê Collaço . Junto com nossas lideranças de Içara, levamos o convite para prestigiar a Festa do nosso Padroeiro São Donato e algumas demandas do nosso município, entre elas o pedido de viabilizar junto ao Governo do Estado, recursos para construção de um creche”, explica o vereador Rodrigo Gonçalves (PP)

Continue Lendo

Blog Anderson de Jesus

Tati deve confirmar disputa por vaga na Alesc

Publicado

em

Ouça esta matéria

Candidata nas duas ultimas eleições a ex-presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma Tati Teixeira deve confirmar no decorrer da semana a sua terceira tentativa de chegar a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Tati está filiada ao Patriotas e sua candidatura é vista como um fato novo no processo. A professora confirma que segue trabalhando nos últimos ajustes para então anunciar a sua decisão.

“Estamos encaminhado essa possibilidade. De certa maneira esse processo todo já está tudo construído, mas ainda há detalhes a serem ajustados e nos próximos dias vamos tornar essa decisão oficial”, detalha.

Tati lembra que já disputa a cadeira em duas oportunidades. Na última delas ficou na suplência e chegou a exercer o mandato por 30 dias, durante período de licença do deputado Maurício Eskudlark. “Foi um período importante e de crescimento para mim. Tivemos a oportunidade de encaminhar recursos para a área da educação e também iniciar um debate sobre a defesa dos direitos da pessoa idosa”, relembra.

Nascida no movimento estudantil e incentivada para a política pelas mãos do pai, o ex-vereador Nei Teixeira (já falecido) Tati estava afastada da política havia pelo menos 2 anos mas deve atender ao chamado do partido em um projeto, visto por ela como mais viável.
Na campanha Tati deve manter como principal bandeira a educação. “Estamos ajustando os detalhes e isso inclui também as estratégias de campanha e as propostas que serão apresentadas aos eleitores, mas estou motivada e, com certeza, a educação vai estar na pauta. Esse é um tema essencial, fundamental para transformar o país e que neste momento se torna ainda mais necessária por conta dos problemas enfrentados pela Pandemia”.

Continue Lendo

Blog AJ

Blog AJ

Mais vistos

© Copyright 2007-2022 sulnoticias.com