Conecte-se conosco

Sem Categoria

Chuva danifica rede elétrica e deixa milhares sem energia em Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

O vendaval que atingiu Criciúma na tarde deste sábado deixou quase 25 mil unidades sem abastecimento. Os problemas foram registrados na região dos bairros Cristo Redentor, Centro, Próspera, Ana Maria, Pinheirinho, Santa Luzia e Cidade Mineira.

De acordo com a Celesc equipes estão nas ruas e em alguns pontos o abastecimento já está sendo restabelecido. Os danos na rede foram registrados pelos galhos de árvores, placas de publicidade e telhas, que se soltaram com o vento e atingiram a rede.

Foto – Carlos Felipe/Maissul

Geral

Alunos são resgatados de barco de escola do bairro Paraíso

Publicado

em

Ouça esta matéria

A chuva que castigou Criciúma no final da manhã desta segunda-feira pegou de surpresa os estudantes da escola João Linus Rech, no bairro Paraíso. A água subiu rapidamente e deixou as crianças isoladas. O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para socorrer os estudantes.Foram retiradas aproximadamente 28 crianças e 15 professores do interior da unidade escolar. O bairro Paraíso, aliás, foi um dos mais atingidos pela chuva.

No Bairro Floresta, a guarnição esteve verificando um ônibus que estava ilhado na rua São Francisco do Sul. Dois homens estavam no interior do ônibus e aguardavam o guincho para retirada do mesmo. Foi dispensado o atendimento dos militares.

No Bairro Mina União uma família foi removida do interior da residência. No local estavam três mulheres, sendo a mãe e duas filhas. Ninguém ficou ferido.

Os chamados estão chegando a todo momento através do telefone 193. Todo o efetivo está nas ruas atendendo as emergências.

No bairro Sangão moradores seguem monitorando o nível do rio e em alerta contra possíveis novos alagamentos.

Continue Lendo

Sem Categoria

Universidades dão passo rumo ao Marco Regulatório das Comunitárias

Comissão responsável por redigir proposta de Marco já está formada e esteve reunida em Brasília

Publicado

em

Ouça esta matéria

Em uma luta histórica em nome do reconhecimento das suas identidades e diferenciais, as Universidades Comunitárias e Confessionais do Brasil deram, nesta semana, um passo significativo rumo ao esperado Marco Regulatório da Lei Nº 12.881, de 12 de novembro de 2013.

No ano em que comemoram a primeira década da lei que dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior, foi formada a Comissão para o Marco Regulatório das Universidades Comunitárias e Confessionais. Oficializada na segunda-feira (2/10), a Comissão já fez sua primeira reunião.

Conforme a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e conselheira dos conselhos Estadual e Nacional de Educação, Luciane Bisognin Ceretta, as expectativas, a partir disso, é de avanços nas condições de trabalho das instituições que hoje enfrentam entraves burocráticos que não condizem com a sua natureza.

“Isso porque atualmente nós enfrentamos muitos percalços no que diz respeito à participação em editais públicos e utilização de recursos públicos de forma geral, já que, apesar da existência da lei, não há uma instrumentalização desta. Com um texto muito bem debatido, a Comissão irá apresentar uma proposta de Marco Regulatório e, com isso, teremos como legitimar a operacionalização com aquilo que a legislação preconiza”, explica.

O avanço neste processo acontece no ano em que, pela primeira vez, as Universidades Comunitárias têm cadeira no Conselho Nacional de Educação. Luciane Bisognin Ceretta, que representa a categoria no CNE, é quem preside a Comissão. “Teremos diversas escutas e debates até que o documento seja elaborado e esteja pronto para entrega ao Ministério. A partir dessa aprovação, será possível estabelecer parcerias e, logo, promover avanços em nossas instituições, mas, principalmente, na Educação Superior do país”, acrescenta.

Também fazem parte da Comissão o conselheiro Paulo Fossati, como relator; o ministro Luís Roberto Barroso, vice-relator; e a presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elizabeth Guedes.

Continue Lendo

Sem Categoria

Mampituba e 28ºGAC realizam o 2º Baile da Independência

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Sociedade Recreativa Mampituba, em parceria com o 28º Grupo de Artilharia de Comando (Grupo Severiano Martins da Fonseca), irá realizar o 2º Baile da Independência, no dia 9 de setembro de 2023 (sábado). O evento visa celebrar o início da liberdade de uma pátria e da história do Brasil e ocorrerá no Salão Social Abílio Paulo (Principal) da sede Campestre do clube.

“É mais um evento que nos traz alegria e que deu certo aqui no Mampituba. É uma honra para o clube celebrar a independência do nosso amado Brasil, em parceria com o 28ºGAC. Novamente será uma noite memorável como foi no último ano, onde o encontro com amigos, a alegria de curtir um ótimo show e um excelente baile foi sensacional ”, destaca o Presidente do Mampituba, Larciney Antônio Fabris.

A festa terá início às 20h e contará com diversas atrações e um delicioso jantar, preparado pelo Restaurante Siso’s. O evento iniciará com a irreverência e o show de humor de Paulinho Mixaria. Contará, também, com o embalo da Banda Matusa, Neguinho e Banda, Elis Cardoso e com a Banda Severiano do 28º GAC.

“Assim como foi em 2022, o evento fará um resgate histórico da Independência do Brasil, por meio de uma exposição cultural com as principais ações da época. Além disso, haverá uma exposição de material militar na entrada do salão, incluindo os Obuseiros do 28° GAC. Portanto, nossos objetivos com essa atividade, além do resgate histórico, serão o culto aos símbolos e aos heróis nacionais, bem como a aproximação do Exército Brasileiro com a Sociedade Criciumense e Sul Catarinense”, comentou o Tenente-Coronel Eduardo Moraes Fonseca, Comandante do 28° Grupo de Artilharia de Campanha.

Ingresso à venda

Os ingressos para o 2º Baile da Independência já estão à venda através do site: Topedindo Ingressos (https://topedindoingressos.com.br/). Os associados do Mampituba e membros dos Órgãos de Segurança Pública possuem desconto na compra da entrada.

“Convidamos a todos que garantam o seu ingresso e venham viver momentos inesquecíveis em uma grande noite que celebra a nossa independência. Estamos preparando tudo para que todos tenham uma grande noite de festa”, convida o presidente do Mampituba.

O 2º Baile da Independência tem o apoio de Guzzati Joalheria, Clínica Luciano Schütz, Forauto, Giassi Supermercados e Tax Group.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com