Conecte-se conosco

Geral

Comunidades apresentam prioridades no Balneário Rincão

Publicado

em

O prefeito Jairo Custódio está percorrendo todos os bairros do município para ouvir os moradores sobre as prioridades de cada comunidade. Nesta quinta-feira, ele realizou a quinto encontro na localidade de Urussanga Velha. A equipe de governo já passou pelos bairros Barra Velha, Pedreira, Lagoa dos Freitas e Lagoa dos Esteves. Na próxima semana, serão visitados o Rincão Sul, Mirassol, Chico do Poço, Condomínio Deobaldo Pacheco, bairro União, Centro e Moradas do Sol.

O projeto Prefeito nos Bairros que tem como objetivo realizar o orçamento comunitário consiste na participação popular para a escolha das obras prioritárias de cada comunidade. Os recursos para a execução das obras serão próprios da prefeitura. Para que pudesse ter dinheiro em caixa, o prefeito Jairo Custódio adotou nos primeiros meses de administração enxugar a máquina reduzindo o quadro de funcionários.

No encontro de Urussanga Velha, os moradores escolheram como prioridades a pavimentação da rua que vai desde a entrada do bairro até na frente da igreja, o desmembramento de um terreno para fazer uma área que contemple um campo de futebol, academia ao ar livre e outras áreas de lazer. A terceira prioridade é a construção de uma capela mortuário no cemitério da localidade. Com a presença de mais de 70 pessoas, Urussanga Velha elegeu três delegados. Os representantes são Vandir Filipe, Ronaldo Pedro Filipe e Fernando Venerando Filipe.

O presidente da Associação de Moradores de Urussanga Velha Vandir Filipe avaliou que os projeto contemplando a participação popular é fundamental para que as obras necessárias sejam executadas. “Está de parabéns o prefeito pela iniciativa de ouvir os moradores”, ressaltou Filipe. O prefeito Jairo Custódio agradeceu a participação da população e reafirmou que as obras selecionadas serão executadas. Em Urussanga Velha, om prefeito se comprometeu a realizar a pavimentação da rua sugerida pela comunidade.

Geral

Governador sanciona lei que cria o programa Farmácia Solidária; Unesc é referência

Publicado

em

Cuidar do outro, distribuir e fazer o descarte correto de medicamentos, sob rigorosa triagem técnica e profissional. Com estes pilares principais, o governador Jorginho Mello sancionou nesta quarta-feira, 6, a lei que cria o programa Farmácia Solidária em Santa Catarina. De autoria do Governo do Estado, a iniciativa conta com a parceria do sistema Acafe que, não só serviu de inspiração para o programa — com um modelo de sucesso que já funciona na Unesc de Criciúma — como terá a missão de replicar o Farmácia Solidária em outras universidades no estado.

“Essa ideia eu conheci na Unesc e fiquei encantado. Hoje a gente tá tendo a oportunidade de sancionar a lei que vai ajudar muita gente. Se nós formos na casa de cada um, certamente vai ter lá um remédio que você comprou, não usou, remédio bom que está lá, que ia vencer ou ser jogado fora. Com a farmácia solidária, o cidadão que sai do médico com uma lista enorme de medicamentos vai poder ir lá primeiro, ver o que consegue adquirir sem custo nenhum”, disse o governador.

Ao sancionar a lei, Jorginho Mello enfatizou a essência do programa que é ajudar quem mais precisa e também o rigoroso padrão de triagem e fornecimento dos remédios à população. “É tudo controlado, como a venda que é feita em uma farmácia rigorosamente organizada. O programa tem todo o trabalho especializado de quem vai armazenar e entregar o remédio”, frisa.

O que diz a lei

A proposta busca estabelecer diretrizes para a efetivação de uma política pública específica voltada ao reaproveitamento e à doação, por pessoas físicas e jurídicas, de medicamentos e produtos direcionados à promoção da saúde. Propõe a regulamentação do funcionamento das Farmácias Solidárias e Comunitárias, atribuindo-lhes a responsabilidade de receber, avaliar e, posteriormente, dispensar medicamentos à população, conforme a avaliação pertinente do profissional técnico responsável.

De acordo com o texto aprovado, as farmácias solidárias precisam cumprir obrigações como planejar, desenvolver e implementar boas práticas de recebimento, armazenamento, dispensação e descarte de medicamentos.

Além disso, medicamentos de uso controlado e antimicrobianos poderão ser doados somente por pessoas jurídicas. O atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social deve ser prioridade.

Farmácia Solidária da Unesc é modelo de sucesso no Sul do estado

A Farmácia Solidária da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, é uma iniciativa sem fins lucrativos que estimula o espírito de generosidade entre as pessoas, por meio da entrega gratuita de medicamentos. Todos os medicamentos disponibilizados na Farmácia Solidária são obtidos por meio de doações da comunidade, médicos, indústrias farmacêuticas e distribuidoras de medicamentos.

Qualquer pessoa interessada em receber medicamentos, mesmo não residentes em Criciúma, precisam realizar um cadastro e apresentar a receita médica atual. De acordo com a coordenadoria do curso de farmácia da universidade, responsável pelo projeto, a farmácia solidária arrecada por ano o equivalente a R$ 2,2 milhões e devolve à sociedade, R$ 1,6 milhão, o que não pode ser aproveitado é descartado da forma correta.

Presente no ato de sanção da lei do programa Farmácia Solidária, no gabinete do governador, a reitora da Unesc e presidente do sistema Acafe Luciane Ceretta disse que a lei que traz segurança porque regulamenta o serviço oferecido pela universidade e garantiu que o trabalho é replicar o modelo nas demais universidades comunitárias.

“A gente só tem a agradecer ao governador por reconhecer o nosso projeto e torná-lo um exemplo para Santa Catarina e para o Brasil. Não vamos medir esforços para fazer essa iniciativa chegar às demais regiões, por meio das nossas universidades. Queremos ser parceiros de um governador que acredita e tem atitudes que geram impactos e mudanças positivas na vida das pessoas”, conclui.

Também acompanharam o ato a secretária Adjunta de Estado da Saúde, Cristina Paulucci e o secretário de Estado da Casa Cvil, Marcelo Mendes, que destacou o caráter social da Lei que vai levar a quem mais precisa o acesso facilitado a medicamentos para cuidar da saúde.

Continue Lendo

Geral

Novembro Azul: conscientização sobre a saúde do homem é foco da campanha em Criciúma

Publicado

em

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na última quarta-feira (6), uma palestra educativa para marcar o início da Campanha Novembro Azul, que tem a finalidade de chamar atenção da população para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O ato foi realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris e contou com a presença de profissionais da área da saúde e servidores municipais. As Unidades Básicas de Saúde funcionarão com o horário estendido, até as 20 h, na próxima terça-feira, 12 de novembro, para ofertar serviços exclusivos voltados aos cuidados essenciais para o bem-estar do homem.

Com o objetivo de trazer um olhar renovado para a saúde do homem, quebrando tabus e preconceitos, a campanha tem como slogan “Cuidar da Saúde é um ato de Coragem”. O objetivo é incentivar a população masculina a realizarem os exames preventivos. De acordo com o secretário municipal da saúde, Deivid de Freitas Floriano, todo o planejamento do mês de novembro, tem como foco principal alertar sobre a importância de buscar a prevenção, evitando doenças futuras.

“Em virtude disso, a gente planeja todas as ações no mês de novembro, desde o dia D nas unidades de saúde, com horário ampliado, em algum dia específico, palestras, e outras ações, focando no autocuidado, no automonitoramento, em busca da prevenção e da promoção de saúde”, explica. O secretário ressalta que além da programação da campanha, durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde trabalharão o tema com o público-alvo.


A palestra de abertura contou com a presença do médico urologista, Roberto Meinster Bernardi, que falou sobre o tema da campanha e também abriu espaço para o público esclarecer as dúvidas. Conforme a gerente de educação permanente em saúde e humanização da SMS, Ana Paula Aguiar Milanez, a palestra trouxe uma visão mais específica em relação à prevenção do câncer de próstata, mas também abordou assuntos como alimentação saudável, atividade física, controle do estresse, e exames de rotina. A gerente salientou que a campanha consegue transmitir a ideia da importância do diagnóstico precoce. “A prevenção da saúde é um conjunto de ações e práticas que visam evitar o surgimento de doenças e problemas e saúde, e melhorar a qualidade de vida”.

Continue Lendo

Geral

Fundai anuncia vencedores do Prêmio Içara Sustentável

Publicado

em

Os vencedores do Prêmio Içara Sustentável foram anunciados na tarde de ontem (quarta-feira, 6), no Auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti. A premiação, organizada e instituída pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), reconhece empresas, unidades escolares, sociedade civil organizada e pessoas físicas que possuem um sistema de gestão ambiental e/ou contribuem, dentro de suas atividades, para a sustentabilidade local.

A superintendente da Fundai, Jéssica Laurindo Calegari, conta que, neste ano, o Prêmio Içara Sustentável envolveu 17 participantes, que inscreveram 18 projetos. A avaliação de cada um deles foi realizada por uma comissão formada por membros da própria Fundai, do Conselho de Meio Ambiente de Içara (Comam) e da Prefeitura Municipal. “Eles observaram, sobretudo, quais ideias eram mais conscientes e inovadoras em defesa do meio ambiente”, acrescenta.

Os projetos – para os que desejam conferir todas as iniciativas, Jéssica adianta que os trabalhos participantes da premiação serão disponibilizados no site e nos perfis oficiais da Fundai nas redes sociais. Já os vencedores das categorias seguem abaixo.

Categoria Empresarial

  • 1º lugar: Chromoplast / Projeto Superação
  • 2º lugar: Librelato / Projeto do Sistema de Gestão Ambiental da Empresa
  • 3º lugar: Eskimó / Projeto Bem Ciclar e Farben / Projeto Geração Sustentável

Categoria Escola

  • 1º lugar: CEI Carrossel / Projeto Cuidando do Nosso Planeta, EMEF Quintino Rizzieri / Projeto Jardim das Sensações e EMEF Hercílio Serafim / Projeto Escolhas que Transformam: Rumo a um Meio Ambiente Sustentável
  • 2º lugar: EEB Antônio Colonetti / Projeto Horta Escolar Raízes do Saber
  • 3º lugar: EMEF Ângelo Zanelato / Projeto Ecoempreendedores

Categoria Pessoa Física

  • Cíntia Cibelle de Lima Silva – trabalho contínuo de acolhimento de animais abandonados (cães e gatos) ou vítimas de maus tratos para adoção responsável

Categoria Sociedade Civil Organizada

  • Lions Clube de Içara / Projeto Troque Lacres e Tampinhas por Cadeiras de Rodas – Banco Ortopédico

Continue Lendo

Mais vistos