Aberta campanha para vacinação contra pólio e sarampo

A partir de hoje está oficialmente a Campanha de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Crianças de um ano a menores de 5 anos de idade devem fazer o reforço da vacina tríplice-viral. Dos 5 aos 29 anos a vacina contra o sarampo é administrada em duas doses com intervalo de 30 dias. Em adultos de 30 a 49 anos é necessária apenas uma dose. “É uma campanha nacional e é fundamental que os pais levem seus filhos até as unidades porque a vacina é a garantia de proteção contra estas enfermidades”, explica a enfermeira Laura Matté, responsável pela vigilância epidemiológica de Içara.

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se repentinamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Atinge, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a baixa taxa de vacinação fez com que o Ministério da Saúde antecipasse para agosto o início da campanha de vacinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *