Acic tenta garantir agilidade para obra de Centro de Inovação

Para garantir que o Centro de Inovação de Criciúma seja licitado ainda neste ano, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) firmou parceria com o Governo do Estado e vai realizar as modificações necessárias no projeto em tempo hábil. A primeira reunião após o anúncio de lançamento do processo licitatório pelo governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, feito durante a posse da diretoria da Acic, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 21, na sede da associação empresarial.

Participaram do encontro os representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), e institucionais educacionais como: Satc, Unesc, Ifsc e Senac.

“A Acic assumirá os ajustes e melhorias necessárias ao projeto na parte estrutural e orçamentária, contando com a parceria das universidades e instituições educacionais, para que, possamos agilizar o processo de início da construção do Centro de Inovação. Além disso, colocamos toda a estrutura da associação à disposição para que o movimento de inovação se fortaleça antes mesmo do prédio estar concluído”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel, pequenas alterações que não envolvam o projeto executivo, como a troca de arenito por porcelanato, precisam ser readequadas para dar um ganho de qualidade, tornando o projeto melhor, mais rápido e mais barato. “Com a experiência de outros centros já em construção, queremos fazer do Centro de Inovação de Criciúma o melhor construído até então. A ideia proposta na reunião de hoje foi justamente ter o apoio da associação e das entidades parceiras para dar velocidade ao projeto. Tendo a viabilidade garantida dos ajustes e a atualização dos custos, iniciamos a montagem do processo licitatório e lançamos o edital no prazo de até 60 dias, contando do compromisso firmado pelo governador no dia 14 de março na Acic”, garante Vogel.

O secretário executivo da ADR, João Fabris, salientou que os recursos já estão garantidos pelo governador. “Este é um compromisso do governador Eduardo Pinho Moreira que já nos cobrou celeridade para o lançamento da licitação. Os recursos já estão garantidos agora é readequar o projeto”, ressalta Fabris.

Comissão e câmara técnica
para acompanhar as modificações

O presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Mário Gaidzinski, também diretor da Acic, destaca que o momento é de união para que este projeto saía do papel. “Estamos trabalhando em conjunto com as academias que nos darão suporte, disponibilizando seu corpo técnico para que as alterações ocorram o mais rápido possível. Formamos também uma comissão e uma câmara técnica para acompanhar todo esse processo”, coloca Gaidzinski.

O Centro de Inovação de Criciúma será construído em terreno localizado na Rodovia Jorge Lacerda e terá quase de cinco mil metros quadrados com quatro pavimentos. O valor da obra deve chegar a R$ 11 milhões com previsão de conclusão de 18 meses. O projeto mobiliário também já está concluído, orçado em R$ 880 mil.

Durante o encontro desta quarta-feira os técnicos da SDS entregaram ainda guias de implantação dos centros de inovação de Santa Catarina, que já estão sendo estudados pela Acic.