Conecte-se conosco

Geral

Bairro da Juventude conquista prêmio Nacional

Publicado

em

O Bairro da Juventude foi o campeão nacional na categoria Grande Porte da 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef.  O evento divulgou as melhores ações parceiras entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas de micro, pequeno, médio e grande porte. A premiação aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 11, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, em um evento realizado pela organização. Pela primeira vez no grupo nacional, a instituição já havia levado o primeiro lugar na categoria Regional Sul (SC/RS/PR), no mês passado e também no ano de 2006.

Criado em 1995, o principal objetivo do Prêmio Itaú-Unicef é reconhecer, estimular e dar visibilidade ao trabalho em parceria de OSCs e escolas públicas, para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Conforme o coordenador pedagógico do Bairro da Juventude e da escola municipal inserida na entidade, Neto Nunes, ao todo foram mais de 1,6 mil projetos inscritos de escolas que trabalham com ações destinadas a crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos em condições de vulnerabilidade social. “Temos no Bairro a escola Padre Paulo Petruzzellis, uma escola municipal, que faz com que possamos participar de prêmios tão importantes como este. Premiações estas que buscam mobilizar a sociedade civil para a importância de sua participação no desenvolvimento de ações que promovam a educação integral. Nos sentimos honrados por isso”, declarou o coordenador. 

Ainda em São Paulo, o diretor técnico e de projetos da instituição, Anézio Luiz de Souza, comunicou os parceiros da entidade com uma mensagem cheia de emoção. “Não existem palavras para descrever, estou muito emocionado. É uma mistura de reconhecimento e um orgulho imensurável. É para fechar o ano com chave de ouro, somos campeões na categoria Grande Porte e isso é mérito de todos”, descreveu o diretor.

Além de Anézio, estiveram presentes na premiação, o presidente do conselho deliberativo do Bairro, Franke Hobold, a diretora executiva da instituição, Sílvia Regina Luciano Zanette e o coordenador pedagógico, Neto Nunes. “Receber esse reconhecimento nos faz continuar perseguindo e lutando diariamente pelas 1,5 mil crianças e adolescentes atendidos pelo o Bairro. Só temos a agradecer por acreditarem no nosso trabalho”, finalizou Hobold.  

Recentemente a instituição também foi reconhecida, em São Paulo, como uma das melhores Ongs do Brasil pelo Instituto Doar e Revista Época.

Geral

Parque Astronômico de Criciúma recebe palestras de ex-engenheiro da Nasa

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação iniciou na última segunda-feira (15) e segue até domingo (21)

Publicado

em

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza, nesta semana, no Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², uma sequência de palestras ministradas pelo ex-engenheiro da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), o norte-americano Gabe Gabrielle. Entre a última segunda-feira (15) e esta sexta-feira (19), a iniciativa é voltada aos estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma. No sábado (20) e domingo (21), a palestra será gratuita e aberta ao público, com sessão às 18h.

A palestra, que tem como objetivo encorajar as pessoas a seguirem seus sonhos, foi bem recebida pelos estudantes. “Nossos estudantes se mostraram muito interessados no conteúdo que o Gabe apresentou durante a palestra”, conta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. O ex-engenheiro já esteve na cidade em 2023.

O evento também confere à população a oportunidade de visitar o Parque Astronômico de Criciúma e participar das sessões do planetário digital. “Além de ressaltar ainda mais o interesse de nossos estudantes pela área da astronomia, o evento desperta, também, a curiosidade de quem não faz parte da comunidade escolar das unidades de ensino da rede municipal”, relata a secretária municipal de Educação, Alexsandra Stols Pelegrim.

A história de Gabe Gabrielle

De chapeiro do MC Donald’s a engenheiro da Nasa, o norte-americano Gabe Gabrielle levou 20 anos para concluir o ensino superior. Apesar do longo tempo, ele atuou como diretor de Engenharia do Comando de Operações Espaciais da Força Aérea dos Estados Unidos, engenheiro do Knnedy Space Center e membro da equipe de palestrantes “Speakers Bureau”, da Nasa. Nos dias atuais, Gabe percorre diversos países relatando suas experiências pessoais e profissionais de forma divertida e motivadora, mostrando ao público que é possível alcançar seus sonhos através da dedicação e perseverança.

Parque Astronômico de Criciúma

Localizado no alto do Morro Cechinel, o Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc² foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 2023. O local é aberto todos os dias, das 9h às 21h, e conta com práticas de observação gratuita nos telescópios, realizadas de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. As sessões no planetário ocorrem de quinta-feira a domingo, às 15h, 17h e 19h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400 ou pelo Instagram @parqueastronomicocriciuma.

Continue Lendo

Geral

Professores do curso de Medicina vão a Londres conhecer novas metodologias

Publicado

em

A comunidade acadêmica celebra novamente a eficiência e a qualidade dos ensinos aplicados em sala de aula. Isso se deve à qualificação dos professores, que além da sua experiência pessoal, recebem e participam de qualificação profissional constante. 

      Dessa vez, os professores do curso de Medicina José Carlos Ghedin, da 12º fase, e Marcelo Beirão, da quinta e oitava fase, participaram de um um evento de qualificação profissional sediado na cidade de Watford, distrito de Hertfordshire, condado do Sul da Inglaterra. A cidade fica localizada a 32 quilômetros da capital do país.


Na oportunidade, os participantes aprenderam novas técnicas de procedimentos cirúrgicos em joelhos, seguido de novas ferramentas de trabalho. Segundo o professor Ghedin, as novas metodologias são importantes, pois serão repassadas aos estudantes em prol da sociedade.

     “Beirão e eu somos professores do curso de Medicina da Unesc e nossos alunos aprendem conosco em nossas cirurgias que realizamos. Logo, a conquista desses novos saberes vai ser benéfica para todos os alunos e a própria sociedade que vai receber médicos mais experientes”, afirma.

      O evento denominado Cadaver Lab, foi promovido pela Academia de Smith Nephew Watford, com o objetivo de ensinar Artroscopia de Joelho.

      O curso foi desenvolvido para estimular discussões e troca de experiências entre profissionais de diversos países, com foco em técnicas cirúrgicas baseadas em evidências para o reparo de lesões complexas de joelhos. O evento foi composto por sessões de treinamento prático em peças anatômicas, aulas teóricas e sessões de discussões. 

Continue Lendo

Geral

Cerest de Criciúma promove ações sobre importância da segurança no trabalho

Campanha Abril Verde acontece ao longo do mês no município

Publicado

em

No mês de conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, a Prefeitura de Criciúma, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalho (Cerest), realiza a campanha Abril Verde. O objetivo da iniciativa é alertar os moradores sobre os riscos de acidentes, doenças ocupacionais e as formas de prevenção. Ao longo deste mês, serão realizadas ações para ressaltar a importância da segurança no trabalho.

A primeira ação da campanha foi um concurso de cartazes nas escolas municipais, com a temática Abril Verde. A premiação dos alunos aconteceu na última semana. Nesta sexta-feira (19), os funcionários da Vigilância Sanitária e do Cerest de Criciúma participarão de atividades de relaxamento, práticas e terapias integrativas, oferecidas pela equipe multiprofissional do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), da Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 27 deste mês, os profissionais do Cerest orientarão os criciumenses sobre as notificações de acidente de trabalho, a importância da proteção e uso de Equipamentos de Segurança no Trabalho (EPIs). A ação acontecerá na Praça Nereu Ramos, das 8h às 12h. Nesta data, serão expostos, ainda, os cartazes de alunos que se destacaram no movimento Abril Verde.

De acordo com a enfermeira de Educação Permanente do Cerest Macrorregional de Criciúma, Edna Rodrigues, as ações visam provocar reflexões sobre como as empresas podem garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores. “Com o concurso de cartazes sobre o movimento Abril Verde, pretendemos fazer com que os alunos pensem que em toda ocupação, seja no trabalho braçal, no escritório, ou como empregador, corremos riscos. Então, a ideia é propor melhorias que nos tragam conforto e proteção em nosso ambiente de trabalho”, explicou.

Sobre o Cerest

O Cerest promove ações para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador, com o objetivo de reduzir a ocorrência de doenças e acidentes em ambiente de trabalho. Ao todo, são realizadas ações de educação em saúde em 43 municípios que compõem as regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), e Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), com exceção, somente, de Pescaria Brava e Balneário Rincão.

De acordo com o coordenador do Cerest de Criciúma, Lecian Raupp, o município é referência regional nas ações de vigilância sanitária e epidemiológica em saúde do trabalhador. “Em 2023, foi praticamente uma ação a cada dois dias. Registramos118 ações de fiscalização e vigilância, beneficiando aproximadamente 5.973 trabalhadores. Vale destacar que os Cerest’s de todo o país são avaliados pelo Ministério da Saúde (MS). O Cerest Macrorregional de Criciúma foi, no ano de 2023, com uma média de 115,0 pontos, o que significa um resultado satisfatório”, pontuou

Com relação as capacitações, apoios e reuniões matriciais, em 2023 foram realizadas 48 ações, beneficiando, aproximadamente, 576 profissionais.

Abril Verde

No Brasil, a Campanha Abril Verde iniciou em 2014 com o objetivo de combater doenças e acidentes de trabalho, além de promover a cultura de prevenção, beneficiando empregados e empregadores. O mês de abril foi adotado para promover a campanha por conter duas datas relacionadas ao tema: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com