Bolsonaro recebe representantes de Universidades

Brasília 

Um dia de conquistas para a Unesc e universidades comunitárias do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais). O presidente da Associação, Günther Lother Pertschy, esteve reunido com o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, nesta quinta-feira (15/3). O momento, que também contou com a participação do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ficará marcado por importantes avanços para a educação catarinense.

Na oportunidade, os representantes do Sistema Acafe puderam fazer falas, apresentar as universidades comunitárias ao presidente e ouvir sobre perspectivas para o futuro da educação. “Apontamos necessidades ligadas ao Sistema, falamos sobre financiamento estudantil e novos investimentos para a infraestrutura de nossas instituições de ensino superior. Abordamos também a regulamentação da Lei das comunitárias, auxílios na formação dos professores, recolocação dos investimentos em pesquisas e participação em editais”, conta Pertschy.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a conversa entre as instituições e o presidente reafirma o fortalecimento das universidades comunitárias. “É uma importante valorização de nossas atuações frente ao desenvolvimento regional, educacional e tecnológico. As universidades do Sistema Acafe são peças fundamentais nas realidades onde estão inseridas e podem continuar colaborando cada vez mais. O resultado deste diálogo fortalecerá nossas universidades, aproximará as instituições e beneficiará a educação catarinense”, afirma a reitora.

Durante o encontro, Bolsonaro se prontificou a visitar as instituições catarinenses e mostrou-se animado com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, em uma palestra na Unesc no dia 29 de março.

Os representantes da Acafe também estiveram reunidos com os senadores Esperidião Amin e Jorginho Melo.