Bonequeiro abre 3º Festival de Teatro Revirado

Içara

Içara é palco de grandes apresentações culturais nos próximos dias. Começou nesta segunda-feira, dia 16, o III Festival Nacional de Teatro Revirado. O projeto, que teve a sua primeira realização em 2017, ganhou força e apreço pela comunidade e terá muitas novidades nesta nova edição. A abertura oficial do evento foi realizada e fez com que a Praça da Matriz São Donato fosse tomada por uma multidão interessada na arte.

De acordo com o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, a terceira realização só foi possível graças ao apoio da comunidade. “O Festival enraizou. É o único entre Chapecó, Porto Alegre e Florianópolis e nos sentimos felizes por Içara estar recebendo grandes artistas de diferentes estado e até do exterior”, comentou. 

Na avaliação do organizador e ator do grupo de teatro Cirquinho do Revirado, Reveraldo Joaquim, as apresentações reforçam a importância de mostrar arte. “Içara está nos proporcionando momentos especiais que juntamos arte e cultura e assim, e mostrando sempre a diversidade e respeito”, pontuou.

Para o show que abriu oficialmente o Festival, um artista internacional e conhecido pelo espetáculo com bonecos. Da Argentina, Sérgio Mercúrio foi o responsável por encantar o público com o espetáculo “En Camino” que trouxe Bobi, Beto e a avó Margarida.

O Festival começou pela manhã, com apresentações dos grupos Eranos Círculo de Arte/SC, Tropa Trupe/RN e Grupo Cirandela/SC, em que crianças e adolescentes acompanharam as apresentações nos períodos matutino e vespertino na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Vila Nova. 

“Este é um momento de festa e de alegria com mais de 30 apresentações e percebemos que o público está aumentando a cada ano. Isso se torna um incentivo para que cada vez famílias prestigiem os espetáculos”, considerou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.

 Novidades seguem durante a semanaAs apresentações nos bairros e no centro continuam, mas com um novo formato. Durante o dia, as comunidades recebem as apresentações e todas as noites, na Praça da Matriz, toda a cidade e região é convidada a prestigiar um diferente espetáculo. “Há pouco tempo não ouvíamos tanto de teatro e para nós é sempre uma alegria participar da realização do Festival, que é uma grande festa que acontece em Içara”, destacou a organizadora e atriz, Yonara Marques. 
De terça a quinta-feira, será realizada a Oficina de Danças Populares. Os encontros acontecem na Praça da Matriz durante as manhãs, das 8h30 às 10h30 e serão ministrados pela artista paulista Maria Eugênia, a Tita.

Atrações para crianças e professores

As crianças e professores terão um espaço especial no III Festival Nacional de Teatro Revirado. Visando apresentações para crianças de 0 a 4 anos, será realizada a Cena Primeira Infância, com dez apresentações de três grupos que vão acontecer nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

Já os professores terão a Cena Reflexô, que será uma reflexão durante o festival junto aos educadores de artes da rede municipal de Içara que terá como tema “A importância do teatro na formação da criança” com a tutora Raquel Durigon, que é pedagoga e fundadora do grupo De Pernas Pro Ar, de Canoas/RS.

Programação segue até sábadoCom artistas de quatro estados e da Argentina, o Festival seguirá acontecendo até sábado. Nesta terça-feira, as apresentações acontecem nos bairros Vila Nova, Aurora, Nossa Senhora de Fátima e Centro. 

“Pensamos em envolver todo o município em apresentações que tragam as crianças, comunidade e família a prestigiar o teatro. Estão todos convidados”, comentou a presidente da Fundação Cultural de Içara, Maria Tereza Chagas.

O encerramento será realizado no sábado pela manhã, dia 21, com o cortejo de encerramento que sai da Praça da Juventude rumo à Praça da Matriz, para que todos acompanhem o espetáculo Astrolábio Acima do Horizonte, do grupo CIA Circo Pirata Show.

Neste ano, algumas apresentações também vão circular por cidades vizinhas. Morro da Fumaça, Maracajá, Siderópolis e Nova Veneza recebem apresentações artísticas nos dias 17, 18, 19 e 22, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *