Conecte-se conosco

Geral

Câmara debate problemas no trânsito em Içara

Publicado

em

As dificuldades impostas pelo trânsito na área central de Içara foram debatidas na sessão desta segunda no Poder Legislativo. “Nossa preocupação maior é nos horários de pico, ficando difícil de transitar pelas principais ruas centrais”, pontua o vereador Marcio Dalmolin.

De acordo com o Secretário Municipal são muitas dificuldades em relação ao trânsito, mas existe trabalho para resolver de forma paliativa. “Não é simples de resolver, pois a cada ano dois mil veículos a mais entram no fluxo das ruas centrais”; comentou Arnaldo Lodetti Junior.

Entre algumas mudanças apresentadas aos vereadores estão a inversão do fluxo da rua Ipiranga, mudanças nos semáforos e a abertura de uma travessia na estrada de ferro, para fazer a ligação da rua Amaro Maurício Cardoso, com a Salustiano Cabreira. “Precisamos dessa via aberta, sendo um novo eixo na área central, contribuirá muito para desafogar o fluxo de veículos”; explicou Lodetti.

Outras intervenções no trânsito como a pavimentação da rua Agripina Freitas, sendo novo eixo de ligação das cidades de Içara e Criciúma, e as mudanças no trevo de acesso ao bairro Presidente Vargas com a construção de um túnel na SC-445, também foram apresentadas aos parlamentares.

“Estamos aberto a sugestões da população, para melhorar ainda mais o trânsito de nossa cidade”; destacou Arnaldo Lodetti Junior. “Nossa perspectiva é que o trânsito melhore com essas mudanças, sendo necessário cuidado com essas intervenções, assim como sua divulgação, e realmente seja colocado em prática o Plano de Mobilidade Urbana”; colocou o vereador Marcio Toretti.

Geral

Secretaria de Saúde alerta para faltas nas consultas agendadas com psicólogos

Publicado

em

Tendo em vista a crescente demanda em saúde mental, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul ampliou o número de profissionais de psicologia – atualmente são sete psicólogos que atendem em diversos locais e em horários alternativos, para contemplar os pacientes que têm dificuldades de comparecer em horário comercial. Porém, mesmo com a ampliação de profissionais e carga horária diferenciada as faltas estão sendo frequentes.

“As ausências desperdiçam tempo e recursos do profissional de saúde, que poderiam ser direcionados para outros pacientes ou atividades clínicas. A falta de comprometimento do paciente pode prejudicar a confiança e a eficácia da relação entre paciente e profissional de saúde, afetando negativamente a qualidade do atendimento”, explica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, enfermeira Emanuele Cristina Cecatto. Além disso, as faltas inesperadas também podem interferir na gestão do tempo do profissional de saúde, causando transtornos na agenda e atrasos para outros pacientes.

De acordo com Emanuele, na última semana, uma psicóloga que atende em horário noturno das 17h às 21h aguardou por quatro horas em vão, pois todos os pacientes que estavam agendados não compareceram e não comunicaram que não poderiam comparecer, mesmo tendo sido confirmado pela responsável do setor suas consultas no mesmo dia. “Esse comportamento cada vez mais frequente tem prejudicado o serviço, temos muitos pacientes na fila que anseiam em ser ouvidos. Uma simples mensagem ou ligação comunicando a ausência abre vaga para outro usuário, e faz com que a fila ande mais rápido”, relata.

A Secretaria divulgou um balanço que registra 41 faltas para atendimento psicológico somente neste mês, até o dia de hoje (22/04). “Pedimos que todos tenham responsabilidade em comunicar a sua ausência em consultas, assim será possível contemplar mais pacientes e aliviar o sofrimento de muitas pessoas que estão aguardando”, finaliza Emanuele.

Continue Lendo

Geral

Saúde de Cocal do Sul tem projeto de vacinação reconhecido a nível nacional

Município ganhou destaque com a ação ‘Verificação da Situação Vacinal de Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Rede Pública Estadual e Municipal’

Publicado

em

O município de Cocal do Sul, por meio da Vigilância Epidemiológica, foi selecionado para participar do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), maior evento de saúde pública do mundo, que acontecerá em Porto Alegre, no período de 30 de junho a 03 de julho. A cidade foi classificada na etapa regional e agora segue para a nacional, isso por causa de uma ação desenvolvida dentro da Secretaria de Saúde, cujo tema foi a Verificação da Situação Vacinal de Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Rede Pública Estadual e Municipal.

O case de sucesso ganha, a partir de agora, notoriedade a nível estadual. “Essa ação foi realizada em 2023 devido à baixa cobertura vacinal no município, por isso surgiu a ideia de realizar uma ação de verificação de cadernetas vacinais no âmbito escolar, para assim identificarmos crianças e adolescentes com a situação vacinal em atraso e procedermos com a devida atualização”, explica a vacinadora Rosiane de Almeida Possamai.

O projeto tem como objetivo verificar e promover a regularização da situação vacinal dos estudantes de 0 a 14 anos 11 meses e 29 dias, matriculados nas escolas particulares, estaduais e municipais do município de Cocal do Sul. Por meio de ações de sensibilização, orientação e regularização, busca-se conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças, bem como promover a busca ativa nos casos em que há vacinas em atraso.

“No ano de 2023 conseguimos elevar nossa cobertura vacinal. O Ministério da Saúde classifica os municípios por prioridades 1, 2 e 3. E o município de Cocal do Sul conseguiu elevar a classificação que era 1 para 2.3”, relata Rosiane.

Além disso, a ação também serve para fortalecer a parceria entre os setores de Saúde e Educação. “A colaboração entre essas áreas é essencial para promover a saúde e o bem-estar da comunidade escolar e o projeto demonstra como essa integração pode ser eficaz na promoção da vacinação e na prevenção de doenças”, finaliza a imunizadora.

Continue Lendo

Geral

SEI 2024 vai além das fronteiras com Emilim Schmitz

Publicado

em

O SEI vai além das fronteiras em 2024. O evento de sinergia, empreendedorismo e inovação da Associação Empresarial de Içara em parceria com o Município de Içara e o Sebrae vai percorrer diferentes lugares do planeta para apresentar tendências de carreira, transformações de negócio e muito conteúdo a quem deseja estar conectado, atualizado e inspirado a empreender. E para concluir essa jornada, contará com Emilim Schmitz na noite de 22 de maio.

Especialista em conteúdo de viagens e considerada uma das criadoras de conteúdos mais relevantes do segmento, Emilim é jornalista, travel influencer e empresária. Desde 2015, explora os melhores destinos para viajar sozinha, a dois, em família ou com amigos, e registra tudo em seu canal do YouTube e perfil no Instagram.

Com mais de 350 vlogs de viagens, Emilim soma meio milhão de seguidores em suas mídias sociais, e, com muito carisma, espontaneidade e dicas valiosíssimas, mantêm um público fiel que planeja suas viagens com muita praticidade com dicas de companhias aéreas, salas VIP, hotéis, passeios turísticos, restaurantes e lugares fora das rotas turísticas tradicionais.

“Com minha expertise no mercado de turismo durante esses anos, vou entregar insights valiosos sobre empreender além das fronteiras pelo ponto de vista de alguém que abriu mão de uma carreira promissora na TV para arriscar tudo no meu sonho: viver de viagens!”, ressalta a empreendedora.

Programação completa

O SEI 2024 acontecerá em duas noites. Terá arena de negócios, jantar de networking e muito conteúdo em 21 e 22 de maio no Rhóis Centro de Eventos. A abertura acontecerá com os cases de sucesso de Adria Felipe Weber (Áurea Alimentos) com governança corporativa, Adriana Mara de Oliveira (Tabelionato de Içara) com gestão da qualidade e Eduardo Freitas (Dugas Delivery) com o modelo de franquias.

No mesmo palco, subirá Lasaro do Carmo Júnior como palestrante-âncora com O que Importa é Seu Resultado. São mais de 25 anos de experiência empresarial. CEO, referência em inovação e transformação no mundo dos negócios, como presidente da Jequiti, elevou uma empresa com faturamento de R$ 20 milhões em 2018 a uma gigante de vendas com R$ 523 milhões em 2015.

Na segunda noite, além de Emilim, também estarão no evento Francigiano Cercena com a trajetória do Mirante 12 na experiência dos clientes, Cloudo Rocha com a Rocha Alimentos e o processo de desenvolvimento de novos produtos, além de Ruan Carlos de Souza com a inteligência digital do ND Connect. A venda dos passaportes será realizada em www.seinovacao.com.br com desconto especial aos 100 primeiros participantes.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com