Câmara Mirim: conhecidos os vereadores para o mandato de 2020

Criciúma

Os 17 vereadores mirins eleitos para o mandato de 2020 foram conhecidos nesta sexta-feira (08/11). Após três dias de votação nas 15 instituições participantes, cerca de cinco mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, e que estavam aptos a votar, escolheram seus representantes no Legislativo Mirim.

O vereador Aldinei Potelecki (Republicanos), que foi responsável por essa edição do projeto e participou durante toda a apuração da contagem dos votos, reconheceu o empenho dos servidores da Câmara e também dos assessores dos vereadores que trabalharam durante a eleição. “Nós rodamos as escolas durante os três dias e ficamos felizes com a participação dos alunos, que desde muito novos começam a entender o que é exercer a sua cidadania. Nós queremos estimular que esse aluno venha a desenvolver ainda mais a cidadania e venha a ser um jovem e depois um adulto mais consciente dos seus deveres, suas obrigações e dos seus direitos”, avaliou Potelecki.

O presidente da Câmara, Miri Dagostim (PP), destaca que, além de crianças mais conscientes, o projeto Câmara Mirim forma líderes. “Quem sabe daqui alguns anos, estes mesmo vereadores mirins não se tornam vereadores da cidade, ajudando, assim como fazemos hoje, que ela se torne um lugar ainda melhor”, ressaltou.

O projeto é destinado aos alunos do ensino fundamental de todas as escolas do Município e tem o objetivo de promover a interação entre a Câmara de Vereadores e as instituições de ensino. Neste ano, 54 estudantes se inscreveram para participar. A eleição foi auditada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) e transmitida ao vivo pelo facebook do Legislativo.

Inclusão marca edição do projeto

Pelo primeiro ano, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Criciúma participou da Câmara Mirim. A entidade indicou o nome de Vitória Mota Borges para compor a legislatura de 2020. Para Potelecki, é imprescindível que haja inclusão no projeto. “Esse trabalho de inclusão social é muito importante e temos certeza de que a Vitória irá colaborar muito durante o ano que vem com todos nós”, acrescenta.

Posse ocorre em fevereiro de 2020

Eleitos, os novos vereadores mirins serão empossados em fevereiro do próximo ano e participarão da primeira Sessão Ordinária no mês de março. Os mirins podem apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações no Legislativo.

Eleitos:

E.M.E.I.E.F. MARIA ANGÉLICA PAULO – Miguel Idalencio Graci e Miguel Daros Vicentin

E.M.E.I.E.F. ANTÔNIO MINOTO – João Vitor Mandelli de Andrade e Michelly Cardoso Fabris

Colégio SATC – Beatriz Damin Fiera

Sesi Escola – Antonio Ferreira Scarsi

E.M.E.I.E.F. JOSÉ ROSSO – Nicole Martins Camilo

COLÉGIO MARISTA CRICIÚMA – Valentina Hoerpers Balsini

COLÉGIO UNESC – Miguel Ferreira Damazio

E.M.E.I.E.F.ANTÔNIO COLOMBO – Lara de Melo Bressan

E.M.E.I.E.F. PASCOAL MELLER – Cristian Rodrigues Rocha

E.E.B.IRMÃ EDVIGES – Samuel Jaime Tereza Soares

E.M.E.F. PROFESSOR FRANCISCO STRABSKI – Ana Julia Mendes Carvalho

E.M.E.I.E.F. PADRE PAULO PETRUZZELLIS – Paola Oliveira dos Reis

E.M.E.I.E.F.JOSÉ CONTIM PORTELA – Isadora Gonçalves de Souza

E.M.E.I.E.F. OSWALDO HULSE – Gabriel Diogo dos Santos

APAE – Vitoria Mota Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *