Campanha da Unesc leva informações sobre câncer de mama e de colo de útero

Criciúma

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença entre as mulheres e o número de casos novos estimados para 2019 é de 59.700. Os dados fazem soar o sinal de alerta para os cuidados que o público feminino deve ter com a doença, que pode ter os fatores de risco reduzidos com atitudes como o autoexame e o acompanhamento com profissional de saúde habilitado. Outubro é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama e a Unesc, como tem feito há anos, aderiu à campanha nacional, com atividades pensadas especialmente para levar informações ao público interno.

A primeira atividade ocorreu nesta terça-feira (1º/10), com a realização do 1º Simpósio Multidisciplinar do Cuidado da Pessoa com Câncer. O evento reuniu acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, e Psicologia para dialogar, com profissionais da área sobre os diferentes aspectos do diagnóstico e tratamento dos principais tipos de câncer que acometem as mulheres, em especial o câncer de mama.

Durante toda terça-feira do mês, os colaboradores e acadêmicos da Instituição são convidados à aderirem à iniciativa “Unesc veste rosa” e virem para a Universidade usando uma peça da cor da campanha nacional. Além disso, o público interno ainda poderá colaborar com a campanha de arrecadação de biscoito para o Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade) do Hospital São José de Criciúma. As doações poderão ser entregues até o dia 23 de outubro nos CAs (Centros Acadêmicos) dos cursos da Unesc.

Incentivo à realização de exames

Durante a campanha do Outubro Rosa, o curso e a Clínica de Enfermagem da Unesc estão mobilizados para realizar uma busca ativa e agendamento de preventivo. Segundo a coordenadora da Clínica de Enfermagem, ao longo do mês, alunos de Enfermagem e bolsistas da Clínica, estão circulando pelo campus e abordando colaboradoras da Instituição para passar informações sobre o câncer de mama e de colo uterino e convidar elas a agendarem exames gratuitos na Clínica de Enfermagem. “Já estamos fazendo o preventivo e o exame de mama e temos disponíveis horários à tarde e à noite para a realização deles”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *