Campo Mãe Luzia celebra a tradição da boa melancia

Moradores da comunidade de Campo Mãe Luzia, em Içara, se reúnem neste fim de semana para manter viva uma tradição que já existe há 53 anos. De hoje até domingo, 7, eles vão celebrar a fé em Santa Luzia e reunir os amigos e convidados entorno da melancia. “Há 53 anos, quando a comunidade foi fundada, foi realizada uma missa para celebrar Santa Luzia, escolhida padroeira do bairro. No dia da missa, os vizinhos combinaram que cada um levaria sua melhor fruta para dividir com os demais após a celebração. Nascia a Festa da melancia”, conta Jairo Manoel da Silveira, presidente da Coopafi, a Cooperativa da Agricultura Familiar de Içara.

Atualmente Campo Mãe Luzia tem 35 hectares de melancia plantada e cada hectare deve render até 15 toneladas da fruta. Jairo ressalta que a qualidade da fruta produzia na comunidade acabou ajudando a consolidar a festa, que mantém a mesma característica. “Ninguém sai de lá sem chupar melancia. Há muita melancia vermelha e amarela para ser degustada pelos visitantes, que aproveitam a festa e levam a melancia de brinde”.

No evento, além de fé e melancia, também tem o tradicional churrasco, prato típico das festas do interior e muita competição. “Vamos ter a disputa do maior debulhador de milho, vamos ter o arremesso de milho no balaio, o leilão da maior melancia e também a disputa que mostra quem é o maior comedor de melancia da festa”, conta Ivan Reus Viana, um dos organizadores do evento.

Outra novidade da festa este ano é o lançamento de uma cerveja feita a base de melancia. “Tem cerveja de melancia amarela e de melancia vermelha. Vai ser uma degustação, se aprovar no ano que vem será a cerveja oficial da festa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *