Colheita de bons frutos abre mês da 10ª Vindima

Janeiro é o período mais aguardado por centenas de produtores de uva no Sul de Santa Catarina. Esta é a época em que se colhe os frutos da dedicação de um trabalho desenvolvido durante todo o ano. Nos últimos dias, integrantes de diversas famílias dos municípios que integram a região Vales da Uva Goethe se reuniram para iniciar a colheita das uvas, em especial desta variedade que possui Indicação Geográfica de Procedência (IP).

Com cuidado e apreço, Gilson Fontanella, seus quatro irmãos e os respectivos filhos retiraram manualmente dos parreirais apenas os cachos já maduros. O momento de união também foi marcado pelo início do processo de vinificação a partir da fermentação. Nos próximos meses, os vinhos artesanais estarão nas mesas desta família para consumo próprio.

A colheita de frutos em maior escala para a produção de vinhos também ocorre nas cinco vinícolas ligadas à Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe). O clima influenciou na quantidade e qualidade dos frutos. A estimativa é de obter 350 toneladas somente de uva Goethe e chegar a produção de 200 mil garrafas de vinho feita com esta variedade.

Segundo a Epagri de Urussanga, apesar da ausência do frio ter reduzido o volume de uva no vinhedo, esta safra com plena maturação dos frutos resulta no acúmulo de compostos que enaltecem a qualidade exaltando amora e sabor. 

“O grau de doçura está muito alto. A uva está muito saborosa com excelente aroma. Em questão de qualidade esta safra será melhor do que a última. Estimamos que a produção de vinhos resultará em bebidas agradáveis ao paladar tanto de sabor quanto de aroma. A colheita dos frutos em parreirais localizados nas regiões mais altas será feita nas próximas semanas”, explica a presidente da ProGoethe, Giselda Mazon

A colheita na região Vales da Uva Goethe segue até o final deste mês junto com a celebração da 10ª Vindima Goethe, entre os dias 19 e 21 de janeiro. A programação dos três dias do evento consiste em atividades enogastronômicas e culturais na cidade de Urussanga e visitas técnicas no município de Pedras Grandes com a finalidade de atrair turistas que estarão no Litoral catarinense para conhecer e apreciar os vinhos brancos, frisantes e espumantes.

Visitas aos parreirais, degustação de vinhos e espumantes, exposição e venda de artesanato e produtos coloniais, celebração religiosa, esmagamento da uva com os pés, entrega de condecorações, exposições e manifestações artísticas e passeios com guia turístico são as ações que integram a programação.

10ª Vindima Goethe é uma realização da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) em parceria com a Prefeitura de Urussanga e o Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Urussanga (ACIU). Nesta edição, a história e tradição da uva Goethe serão evidenciadas devido ao marco dos 120 anos do cultivo desta variedade na região, reconhecida como um patrimônio cultural.