Conecte-se conosco

Política

Colombo avalia interinidade e projeta ano no legislativo

Publicado

em

Presidente do Legislativo de Criciúma Júlio Colombo avaliou nesta manhã seu período de interinidade a frente do Governo de Criciúma. Reconhece que o tempo curto o impediu de algo mais ousado.

“Foi um período curto, mas que fez sentir a dificuldade de administrar uma cidade do tamanho de Criciúma”. Júlio também reconhece o gesto do Executivo.”Foi uma gentileza e que mostra a harmonia entre os poderes”.

Na volta para a Câmara, Colombo prepara as atividades do ano. “Que será atípico com Copa do Mundo, Eleições e muitos debates”. Na pauta também segue a busca por uma sede própria. “Não podemos perder o foco. Todo ano são 600 mil em aluguel que poderiam ser reinvestidos”.

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STF suspende votação da descriminalização do porte de maconha

Publicado

em

Com cinco votos a favor e três contrários, a votação da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal é paralisada mais uma vez no Supremo Tribunal Federal.

A corte retomou, nesta quarta-feira (6), o julgamento da ação. Com os votos dos ministros André Mendonça e Nunes Marques, a votação passou a ser de cinco votos para não criminalizar o porte para o uso pessoal e três votos para a criminalização.

A votação foi interrompida pelo pedido de vistas do ministro Dias Toffoli. Pelas regras do STF, o ministro que pediu vistas tem que devolver o processo em até 90 dias para que possa voltar para discussão em plenário.

O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, abriu os debates explicando, mais uma vez, que a discussão do Supremo não é pela legalização das drogas. A corte apenas analisa as punições para quem porta a maconha para o uso pessoal, que é considerado crime pela lei aprovada em 2006 pelo Congresso.

“A legislação brasileira não prevê pena de prisão para usuário de drogas. Legislação aprovada pelo Congresso, sancionada pelo presidente da República e em vigor. Não se trata, portanto, de legalização. O consumo de drogas ilícitas no Brasil continuará a ser ilegal. As drogas não estão sendo e nem serão liberadas no país pelo Supremo Tribunal Federal”, argumentou Barroso. 

André Mendonça discordou da tendência que está se formando pela descriminalização. O ministro abordou questões sobre o abuso do consumo da maconha e questionou como se daria o procedimento administrativo no caso da não criminalização do porte para uso pessoal.

“A questão da descriminalização, que é o que nós estamos tratando, é uma tarefa do legislador. Nós vamos jogar para um ilícito administrativo? Qual autoridade administrativa? Não é pra conduzir para a delegacia. Quem que vai conduzir quem? Pra onde? Quem vai aplicar pena? Ainda que seja uma medida restritiva. Quem? Na prática, nós estamos liberando o uso”, rebateu Mendonça. 

A posição pela criminalização foi acompanhado por Nunes Marques. Faltam ainda os votos de Carmen Lúcia, Dias Toffoli e Luiz Fux.

Até o momento, a maioria avalia a descriminalização apenas para maconha, que é o caso concreto em julgamento. A legislação já deixou de prever a pena de prisão em caso de porte para uso pessoal, mas manteve a criminalização. Assim usuários ainda são alvo de inquérito policial e processos judiciais. Mas o problema é a definição de quem é usuário ou quem está traficando a droga.

Os ministros ainda vão definir a quantidade da erva que seria considerada como uso pessoal. A divergência está entre 10 e 60 gramas da planta.

O caso que motivou o julgamento foi a prisão de um homem condenado pelo porte de três gramas de maconha. A defesa dele pede que a situação deixe de ser considerada crime e tenha somente penas administrativas. A decisão do STF terá repercussão geral e deverá ser seguida por toda as instâncias da justiça.

Continue Lendo

Política

Câmara de Nova Veneza celebra o Dia da Mulher com homenagens e inauguração da Galeria 8 de Março

Publicado

em

No próximo dia 8 de março, a Câmara de Vereadores terá uma Sessão Solene Especial de Homenagem, coincidindo com o Dia Internacional da Mulher. O evento não apenas irá refletir o papel fundamental das mulheres na sociedade, mas também será um marco histórico com a inauguração da Galeria 8 de Março, um tributo permanente às vereadoras eleitas.

A Sessão Solene de Homenagem, proposta pela vereadora Bete Bortolotto, será um momento de reconhecimento e valorização das mulheres que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e progresso de Nova Veneza em diversas áreas. Nove mulheres serão destacadas durante a sessão, uma por vereador.

A vereadora Bete Bortolotto, autora do projeto da sessão e da criação da galeria, expressou sua empolgação com o evento. “É um momento especial para nós celebrarmos as conquistas das mulheres e considerarmos suas contribuições. Esta sessão e a apresentação da galeria são passos importantes para garantir que o legado das mulheres em Nova Veneza seja preservado e celebrado para as gerações futuras”, comentou.

A Sessão Solene será presidida pela própria vereadora, que tem sido uma voz ativa no legislativo. Além da sessão, o evento marcará a apresentação da Galeria 8 de Março, um espaço dedicado a destacar as vereadoras eleitas ao longo da história de Nova Veneza.

Continue Lendo

Política

Eduardo Sartor Guollo assume a Prefeitura de Morro da Fumaça

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, dia 04, o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, estará em período de férias. Durante os 20 dias de licença, o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, assume interinamente a Prefeitura fumacense.

O anúncio foi feito na manhã de hoje em ato realizado no gabinete do prefeito. “O Eduardo tem a minha total confiança, durante esses oito anos a sua capacidade de governar a nossa cidade está mais que consolidada. Hoje temos uma gestão com mais de 80% de aprovação da população”, destacou o prefeito.

O prefeito em exercício agradeceu a confiança depositada pelo prefeito e destacou as ações que devem ser encaminhadas no decorrer do período. “Sou muito grato pela oportunidade de fazer parte da Administração de Morro da Fumaça e por ter essa parceria sólida com o prefeito Noi, esta é a oitava vez que assumo a cadeira. Nestes dias, o foco é dar continuidade a execução das diversas obras que estão em andamento e dar celeridade aos projetos que ainda estão em elaboração para que as obras possam começar com brevidade”, pontua Guollo.

Noi Coral retornará ao comando do Executivo Municipal no dia 25 de março.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com