Comércio projeta contratação de temporários

Criciúma

É agora no último trimestre do ano que o mercado abre o período de contratações até dezembro, para atender as demandas com as vendas de final de ano e da temporada de verão 2018/2019. Para 35,5% dos empresários a previsão é de ampliação do quadro de funcionários, conforme aponta a pesquisa: Trabalhadores temporários no comércio – Temporada de Verão de 2019, realizada pela Fecomércio SC com 406 empresas em sete cidades  catarinenses.

A previsão que entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, deve ser criada no comércio catarinense duas mil vagas temporárias formais e mais 5,5 mil no setor de serviços. O número é próximo ao da temporada 2018, quando se observou a criação de 1.254 vagas no comércio e 5.303 nos serviço, segundo o CAGED.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, este ano o cenário vem se desenhando mais estável e com cautela por parte dos consumidores e empresários na hora de contratar, mas pondera que as contratações são importantes, ainda mais quando há a possibilidade de efetivação desse trabalhador temporário para todo o ano. “Aumenta os níveis de emprego na economia, dá oportunidades para jovens adquirirem mais experiência no mercado de trabalho e também movimenta mais recursos na economia, por meio da maior circulação de dinheiro na economia”, ressalta o empresário.

A pesquisa apontou que 71,4% dos empresários irão contratar o mesmo número de trabalhadores temporários que no ano passado, a média de funcionários também apresenta indicador estável, em 2017 foi de 2,95 por empresa e em 2018 a projeção é de 2,92 confirmando o cenário de estabilidade nas contratações.