Conecte-se conosco

Geral

Conselho de Medicina divulga tamanho da fila no SUS

Publicado

em

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias eletivas estão pendentes no Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes estados e municípios do país. As cirurgias eletivas não são de urgência ou emergência. O estudo, feito pela primeira vez pelo conselho, divulgado nesta segunda-feira (4) mostra que do total pelo menos 746 procedimentos cirúrgicos estão na fila de espera há mais de dez anos e 83% dos pedidos entraram na fila a partir de 2016. O Ministério da Saúde informou que desde maio passou a adotar o sistema de fila única para organizar a demanda.

A pesquisa traz dados enviados pelas secretarias de saúde de 16 estados e dez capitais até junho deste ano. Outros sete estados e oito capitais não enviaram informações, alegando não tê-las disponíveis ou por negativa de acesso aos dados. Por ser o primeiro levantamento desse tipo, não há dados dos anos anteriores. A pesquisa contabiliza o número de procedimentos agendados, e não o número de pacientes na fila.

O Ministério da Saúde informou que, em julho deste ano, foi fechada a primeira lista para cirurgias eletivas no SUS. A lista identificou pouco mais de 667 mil pacientes aguardando por algum procedimento eletivo no país. O ministério ressalta que em maio deste ano adotou o sistema de lista única para organizar a rede de saúde e diminuir a fila de espera. O novo sistema tem o objetivo de centralizar as demandas em um único cadastro e ampliar as possibilidades de atendimento do paciente para outros hospitais de sua região.

De acordo com o levantamento do CFM, o SUS realizou no ano passado mais de 1,5 milhão de cirurgias eletivas. O número é inferior aos anos de 2015, que registrou 1,7 milhão de cirurgias; e 2014, com o total de 1,8 milhão, com base em dados do sistema de informação do Ministério da Saúde.

Segundo o Conselho, Santa Catarina foi uma dos estados que se recusou a divulgar os dados.

Geral

APAE Cocal do Sul promove 4ª Tarde da Amizade Premiada

Publicado

em

No dia 21 de abril, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cocal do Sul realizará a 4ª Tarde da Amizade Premiada. O evento promete momentos de diversão e solidariedade, com um bingo presencial repleto de prêmios para os participantes. Com início marcado para às 14h, o local escolhido para a ação foi o Salão da Igreja Matriz de Cocal do Sul.

Serão 50 chances para os participantes levarem para casa algo especial. Os prêmios oferecidos vão desde cortes de cabelo, cestas de artesanato e padaria, até costela, pernil, queijo, salame, torta doce e salgada, e até mesmo uma televisão. O investimento para participar é de apenas R$ 25, e dá direito a três cartelas para concorrer aos prêmios.

No local, ainda haverá venda de lanches e bebidas, além da venda de números para sorteios na roleta.

“O melhor de tudo é que, ao colaborar com esse evento solidário, os participantes estarão contribuindo diretamente para os atendimentos e projetos desenvolvidos pela APAE, que beneficiam os alunos e suas famílias. Escolhemos um bingo presencial para termos um momento de diversão e alegria. Portanto, reserve essa data em sua agenda e venha fazer parte dessa tarde especial de solidariedade e amizade, onde todos saem ganhando”, convida a diretora da APAE Cocal do Sul, Rosiclei Prior Viola.

As cartelas podem ser adquiridas diretamente na APAE, localizada na Rua Ambrosio Dalló, nº 1464, no Bairro União em Cocal Do Sul, ou com membros da diretoria e professores da instituição. Para dúvidas e informações, o telefone para contato é o (48) 3447-6059.

Siga a APAE Cocal do Sul nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn

Continue Lendo

Geral

Unesc terá primeira
Dupla Diplomação e Titulação em nível de Mestrado

Publicado

em

A Unesc, ancorada em sua política de internacionalização, formalizou na tarde dessa segunda-feira (04/03) um significativo marco ao estabelecer o primeiro Acordo de Cooperação Internacional para Dupla Diplomação/Titulação, conhecido como Cotutela, no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado). 

Esta parceria foi estabelecida com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e envolve os cursos de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais do Programa de Pós-graduação (PPGCEM) e Mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais (MEMEM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPVC).

A iniciativa de dupla diplomação proporcionará aos estudantes a obtenção simultânea de seus diplomas tanto no Brasil quanto em Portugal, automaticamente reconhecidos pelos países membros da União Europeia

O Programa de Dupla Diplomação/Titulação (PDDT) destina-se aos estudantes dos cursos de Mestrado das duas Instituições de Ensino Superior (IES) que estejam matriculados no primeiro ano. Somente os acadêmicos previamente classificados nos processos seletivos específicos serão contemplados com o respectivo diploma luso-brasileiro. O acordo visa a colaboração mútua para a atribuição da diplomação, com base num conjunto de atividades que serão desenvolvidas simultaneamente entre as duas IES.

A solenidade de assinatura do acordo contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propriex), Gisele Coelho Lopes, e das coordenadora e assessora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade, e Cinara Ludvig Gonçalves, respectivamente. Além disso, estiveram presentes o coordenador do PGCEM, Eduardo Junca, e o professor e idealizador da proposta, Fabiano Raupp Pereira. Do lado português, marcaram presença na sala de reuniões da reitoria da Unesc o professor Manuel Ribeiro, e, de forma remota, o presidente e a vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale.

Visão da Unesc

Entusiasmada com a parceria e pelo início do programa Cotutela na Unesc, a reitora expressou seu entusiasmo pela assinatura deste pioneiro Acordo de Dupla Diplomação/Titulação. “Estamos dedicados a promover vigorosamente a internacionalização de nossa Universidade Comunitária, buscando acordos que resultem em uma participação efetiva dos estudantes. Com a formalização deste acordo, empenharemos todos os esforços institucionais possíveis para garantir que nossos estudantes possam usufruir plenamente desta oportunidade, assim como estamos abertos para contribuir de maneira recíproca com o progresso dos estudantes do IPVC”, afirmou a reitora.

A reitora também ressaltou que o PPGCEM, na sua área de atuação, é uma referência no estado de Santa Catarina. “Acredito que esta parceria será duradoura e trilharemos uma trajetória promissora, construindo juntos um programa de mestrado de excelência. Comprometo-me a assegurar que o que foi acordado e assinado será rigorosamente cumprido. Mantemos como princípio que aquilo que precisa ser feito deve ser realizado com a máxima qualidade”, concluiu.

“Este acordo para dupla certificação com Portugal é muito importante para o fortalecimento da excelência na formação pela experiência. Somos uma Universidade comprometida com uma formação conectada com o mundo para o aumento das competências profissionais e para o desenvolvimento regional. Essa parceria possibilitará além da dupla diplomação, outros projetos conjuntos com a instituição parceira, mas também a possibilidade de desenvolver a inovação, a ciência e a tecnologia para prover novas soluções para agregar valor ao setor produtivo de ambos os países e da Europa”, mencionou a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

Conforme relatou o professor Fabiano, um programa como este, de mestrado no modelo PDDT, vai impactar em muito o currículo do acadêmico e o nome da Universidade. “Esta iniciativa é extremamente importante e aumenta significativamente as relações institucionais e a internacionalização é fundamental para o Programa de Pós-Graduação. Este caminho que se abre vai ser uma tendência cada vez maior em várias áreas do conhecimento”, mencionou.

Parecer do IPVC

Participando de forma remota, o presidente do Instituto e a vice-presidente também contribuíram com seus pareceres sobre este importante momento. “Há de se dizer também que, de alguns anos para cá, temos feito um grande esforço nesta internacionalização, e as duplas diplomações têm sido uma aposta do nosso Instituto. Estamos estabelecendo parcerias importantes, porque essas relações são sempre entre pessoas, representantes da Instituição, e isso é efetivamente a segurança e o sucesso que almejamos. Nossos acordos de internacionalização são sempre de grande valia, pois valorizam as formações de nossos estudantes, que são nossa fonte de inspiração. Obviamente, uma das nossas missões e responsabilidades é formar e capacitar da melhor maneira possível. Desejo sucesso a este acordo e a outras relações que eventualmente possam se estabelecer futuramente entre nós”, declarou o presidente Carlos.

Assinando a cooperação para essa dupla diplomação, em nome do IPVC, o professor Manuel, idealizador da proposta, afirmou que é um acordo de extrema importância para ambas as instituições. “Este ato representa um marco para as duas IES, sendo a primeira parceria para Dupla Diplomação/Titulação de ambas. Será uma oportunidade de troca de experiências e conhecimento de outra realidade, de um país diferente e europeu. Quero destacar que muitos desses trabalhos de mestrado, pelo menos em Portugal, estão frequentemente vinculados a parcerias com empresas, proporcionando um conhecimento da realidade empresarial no setor de energia e mecânica”, avaliou.

Continue Lendo

Geral

Inova Criciúma: inscrições encerram nesta sexta-feira

Publicado

em

As inscrições para a 4º edição do programa Inova Criciúma seguem abertas até sexta-feira (8). A iniciativa tem como objetivo principal promover o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e inovador no município, estimulando o surgimento de novos modelos de negócios. Serão distribuídos até R$ 250 mil em apoio para 10 startups selecionadas. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Inovação (FMI). Os interessados podem se inscrever de forma presencial, no setor de Protocolo da prefeitura, localizado no piso inferior do Paço Municipal Marcos Rovaris, das 8h às 17h, ou pelo site criciuma.sc.gov.br/site/inova-criciuma.

Nesta edição, o programa abordará temas como sustentabilidade, economia criativa, indústria 4.0, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), químico e materiais e administração pública municipal. As propostas podem ser inscritas em quatro áreas específicas: desenvolvimento de produtos e equipamentos, criação de softwares e aplicativos, melhoria da eficiência na prestação de serviços à comunidade e aos cidadãos, e aprimoramento da gestão pública. Para realizar a inscrição é necessário ter uma solução para as áreas abordadas e apresentar a documentação prevista no edital.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki, o financiamento estipulado para cada projeto é de R$ 25 mil, com um prazo de execução de até 12 meses. No entanto, o período pode ser estendido por mais dois meses, sujeito à aprovação da Comissão para Seleção e Monitoramento (CSM). “É uma oportunidade para conseguir recursos que vão ajudar no desenvolvimento da startup. Criciúma é uma das poucas cidades do Brasil que tem um fundo municipal exclusivo à inovação, que visa apoiar os empreendedores”, ressalta.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com