Cooperativas tentam frear redução de subsídios

Representantes de Cooperativas de Eletrificação Rural dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pressionaram, em Brasília, o Ministério de Minas e Energia (MME) a publicar medida provisória para reverter a retirada dos subsídios tarifários destinados às cooperativas de infraestrutura.

O debate foi acompanhado pelo secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, deputados federais gaúchos e catarinenses, e representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Eles foram recebidos pelo secretário de Energia Elétrica, Fábio Lopes Alves.

Conforme os representantes do setor, a extinção do desconto sobre a compra de energia elétrica realizada por cooperativas de eletrificação rural prejudica diretamente o agricultor e causa um grande problema social. Eles também acrescentaram que as cooperativas, em sua maioria, atendem áreas desprezadas pelas concessionárias de energia.

Por outro lado, Fábio destacou que o MME está aberto ao diálogo e que uma decisão será tomada o mais rápido possível para reverter este cenário. Na próxima semana, o grupo se reúne novamente, com a presença de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para definir uma solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *