Criciúma pré-selecionada pelo Ministério das cidades

Criciúma

A equipe da Administração Municipal recebeu nesta sexta-feira (26) a visita de diretores do Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS) do Ministério das Cidades. A iniciativa é realizada em cooperação técnica com o Governo Alemão, por meio da Agência de cooperação GIZ nas esferas federal, estadual e municipal. O objetivo é promover desenvolvimento urbano sustentável em cidades e regiões metropolitanas.

De acordo com o diretor nacional do projeto, Günther Wehenpohl, serão escolhidos apenas cinco ou seis municípios piloto dos 5.570 existentes no Brasil para início da aplicação. Os critérios utilizados para a seleção em que Criciúma se encaixa são a representatividade regional da cidade, diferente porte, diferentes características e ter um potencial de replicabilidade em outros municípios.

Caso o projeto seja mesmo aplicado em Criciúma, em janeiro ocorre a primeira oficina para a definição de ações concretas. A execução tem duração de, pelo menos, um ano. Os objetivos do projeto são incentivar o município na eficiência urbana, sustentabilidade, qualidade de vida, acessibilidade e inclusão, economia colaborativa e evolução social e cultural.

Segundo a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, Criciúma se manifestou favorável a essa cooperação e tem até o dia 5 de novembro para enviar uma resposta sinalizando o interesse. “É sempre bom ter uma consultoria para ajudar a resolver os problemas. Caso aconteça a seleção, em 13 de dezembro, precisamos apenas disponibilizar um local e uma equipe técnica para receber a capacitação, sem custo algum para o município”, informou.