Criciúma terá primeira Startup Weekend voltada à indústria

Criciúma

O maior conjunto de eventos do mundo voltados às startups terá uma novidade em Criciúma. Depois de três anos consecutivos como sede do Startup Weekend, a cidade pela primeira vez uma edição voltada especialmente ao segundo setor. O Startup Weekend Criciúma Indústria ocorre de 7 a 9 de junho, na SATC e está com inscrições abertas pelo primeiro lote até o dia 7 de abril no bit.ly/swcriciumaindustry.

A comissão organizadora prevê a participação de 120 profissionais de quatro categorias. As três tradicionais do Startup Weekend (Negócios/Administradores, desenvolvedores e designers), com a inclusão dos profissionais de Indústria. Divididos em grupos, eles terão a missão de desenvolver um negócio em 54 horas com a premissa de que traga uma inovação ou resolva um problema de um segmento do setor industrial.

Para orientá-los nos caminhos dessa aventura, os times terão o apoio de mentores convidados. A experiência desses gestores e profissionais conectados a ecossistemas de inovação de Santa Catarina e de outros lugares do país trará noções e questionamentos fundamentais para se saber se a ideia e o produto em concepção possuem viabilidade e relevância.

“É uma experiência intensa amparada por metodologias aplicadas em mais de 500 cidades ao redor do mundo em edições do Startup Weekend. O desenvolvimento do nosso ecossistema de inovação e o alto potencial da indústria em toda a região tornaram esse evento especialmente voltado ao setor industrial uma necessidade”,  conta o membro do grupo organizador do Startup Weekend Criciúma Indústria, Jefferson Machado.

Mesmo a três meses do início do evento, o grupo que lidera a organização já está empenhada em conhecer e identificar demandas das indústrias da região. “Já estamos realizando visitas nas indústrias da região convidando que nos mandem problemas a serem desenvolvidos bem como profissionais internos para que possam experimentar a metodologia. Estamos com uma expectativa muito positiva de poder ajudar os participantes a crescerem enquanto profissionais e ao mesmo tempo fomentar uma cultura de inovação no setor industrial”, conta o membro do grupo organizador do Startup Weekend Criciúma Indústria, Timóteo Farias.

O Startup Weekend

O evento é promovido em nível global pela aceleradora americana Techstars e a Google for Startups em parceria com a aceleradora brasileira Darwin Startups, com o apoio local de comissões de voluntários no propósito de estimular a formação de novos negócios e gerar experiências de crescimento profissional dos participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *