Criciúma testa qualidade de suas escolas

Para verificar os índices de aprendizagem do 1º ao 3º ano do ensino infantil, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, aplicará nesta terça-feira (21) a Avaliação Municipal da Alfabetização de Criciúma (Amac). Aproximadamente 1,8 mil alunos de 78 turmas do 3º ano realizarão os testes, que seguem até quarta-feira (22).

Os alunos serão avaliados através de níveis de proficiência em leitura, escrita e matemática, que vão do nível um ao cinco, sendo o último considerado nível de excelência. “Em 2016, aproximadamente 70% atingiram o nível quatro de proficiência em leitura, 30% em escrita e 40% na matemática.Esperamos ultrapassar estes índices neste ano”, relata a coordenadora geral pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Alves Bento Marceneiro.

Segundo a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, a análise de dados é importante para eliminar necessidades encontradas no processo de aprendizagem. “A prova possibilita um diagnóstico da realidade escolar que nos permite traçar estratégias e ações para melhorar o ensino no município. O ano letivo de 2018 será construído em cima dos resultados da Amac”, afirma.

Na última terça-feira (14), professores, orientadores e auxiliares de direção foram capacitados para a aplicar a prova, que ocorre em horário letivo, entre às 8h e 10h no período matutino e 13h e 15h no período vespertino.