De Criciúma para Taiwan nas asas da matemática

Criciúma

Nove alunos da rede municipal de ensino de Criciúma embarcaram nesta quarta-feira (31) para a Asia International Mathematical Olympiad (Aimo), ou Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia. A competição será realizada na cidade de Taipé, em Taiwan, entre os dias 4 e 8 de agosto. Antes de iniciar a viagem rumo ao continente asiático, a delegação criciumense foi recepcionada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Entre os representantes da cidade, há estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Lili Coelho, Dionízio Milioli e Jorge da Cunha Carneiro. Os alunos estão sendo acompanhados de perto pelo vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, diretoras da EMEF Dionízio Milioli e Jorge da Cunha Carneiro, além de uma professora de cada unidade escolar.

Segundo Roseli, esse é um momento muito importante para Criciúma. “É gratificante ver onde os nossos alunos podem chegar. Esta olimpíada mostra que estamos no caminho certo, são alunos da rede municipal que irão representar o nosso país no outro lado do mundo. É emocionante ver o trabalho sendo concretizado e ver o empenho deles. Isso mostra que é possível acreditar”, destaca.

Mãe do aluno Jhoni Cauan Freitas, do 8° ano da EMEF Dionízio Milioli, Janice Freitas não escondeu a emoção ao ver o filho iniciar a viagem para Taiwan. “A gente fica com o coração na mão, mas temos que deixar voar, seguir os seus sonhos. Ele sempre foi bom em Matemática e ter se destacado no meio de tanta gente é um orgulho. É o meu menino de ouro”, enfatiza.