Debate em Brasília reascende sonho da emancipação no Rio Maina

Apesar dos investimentos feitos em Infraestrutura ao longo dos últimos anos o sonho da emancipação segue vivo no Distrito do Rio Maina e pode ganhar força nos próximos dias. De acordo com o site Congresso em Foco e o Diário Catarinense, a Câmara deve retomar logo após o recesso o debate sobre o projeto que permite a criação de novas cidades.

Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/2015, regulamenta a criação de novos municípios no Brasil, que já tem 5570 cidades. O projeto tem exatamente o mesmo texto de um outro PLP aprovado pela Câmara e vetado por Dilma Rousseff (PT) em 2014.

Pela proposta o Rio Maina seria o único distrito em Santa Catarina que se encaixa nas regras. “A comunidade quer sim. Entendemos que isso nos ajudaria a ter uma estrutura muito melhor. Claro que essa situação recebeu melhorias nos últimos anos, mas está longe do que a comunidade merece em função de sua importância e das riquezas que produz”, argumenta João Batista Prudêncio, que preside a Associação de Moradores do Rio Maina.

Em entrevista a Rádio Difusora ele afirmou que se a proposta passar em Brasília a comunidade irá pressionar os deputados. “Estamos acompanhando e se o projeto passar vamos trabalhar pela emancipação”