Decreto vai criar regras para o Reciclou Levou

O Governo de içara pretende publicar nesta quinta-feira um decreto normatizando o funcionamento do projeto Reciclou Levou. A informação é do presidente da Fundai, Ivan Duarte. Pelo decreto serão estabelecidas regras para a participação no programa, como a limitação de material reciclável por edição do projeto. Segundo ele o objetivo é garantir a consolidação do projeto.

“O projeto deu certo e já virou referência para outras cidades. Vamos completar um mês nesta semana e já arrecadamos 18 toneladas de material. Isso é 50% mais do que estipulamos para o projeto. Foi uma surpresa muito positiva, mas que agora precisa de regras”, comenta.

Além de estipular uma cota máxima semanal, o governo também pretende restringir o projeto aos içarenses e vetar a participação de empresas. “Com relação as empresas há uma norma no plano nacional de resíduos que responsabiliza a geradora do resíduo pela sua destinação. Com relação a pessoa física vamos restringir a participação de moradores de Içara e também estabelecer como limite 100 quilos por semana. Objetivo é incentivar a reciclagem, mas permitir que todas as famílias possam participar”.

O governo, lembra Ivan, também pretende fiscalizar a ação de pessoas que estão se antecipando a passagem do caminhão na rota de reciclagem e levando para casa o material. “Provavelmente para levar a feira. Há uma legislação específica para isso e se alguém for flagrado vai ser penalizado”.