Design Unesc apresenta atualização curricular e parcerias com empresas da região

Criciúma

O curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc inicia 2020 repaginado. Os acadêmicos poderão vivenciar novas experiências e agregar ainda mais conhecimento em seu processo de formação. As novidades giram em torno da atualização da matriz curricular, que ganhou novas disciplinas para a aproximação cada vez maior com o mercado e com cursos de áreas afins da Universidade. Além disso, o Design ampliará as parcerias com o setor produtivo, dando ainda mais oportunidades de projetos que trabalham a criatividade e o conhecimento técnico.    

A partir do primeiro semestre de 2020, os calouros e veteranos do curso vão participar do núcleo Indústria Criativa, que tem como objetivo conciliar a flexibilidade com a excelência na formação profissional. Por meio de ações e aulas diferenciadas, ela irá trabalhar a capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação; o conhecimento do setor produtivo, visão do mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais.

Além disso, na Indústria Criativa, os acadêmicos irão desenvolver pesquisa científica e tecnológica objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual. A nova matriz curricular agregou disciplinas como “História e Estética do Design”, “Composição Gráfica”, “Imagens Digitais”, “Arte, Design e Sociedade”, “Criatividade e Fundamentos da Comunicação Visual”, “Biônica e Ecodesign”, “Branding”, “UX Experiência do Usuário” e “Design Social”. E traz ainda outra novidade: a interação dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos e de Artes Visuais, com os acadêmicos e professores dos dois cursos interagindo em espaços como salas de aula e laboratórios.

O curso, com oito anos de vida, já havia passado por adequações em sua matriz em 2015 e 2017. Em 2018, o processo de criação da nova matriz teve início e contou com a participação de estudantes e professores. Com a atualização, a partir de 2020, o curso se tornou mais atrativo economicamente.Segundo o coordenador do curso de Design, João Rieth, o novo projeto parte da observação das mudanças do mercado e das carreiras e do feedback das empresas, incluindo as que o curso tem parceria na realização de projetos e desafios aos acadêmicos.

“Percebemos a ampliação da área de atuação do profissional e construímos coletivamente, uma matriz curricular mais flexível e atual, propondo uma integração entre os cursos de Design e Artes Visuais e com disciplinas nas áreas de artes e gráfica. O foco continuará sendo design de produtos, mas o profissional formado pela Unesc terá uma abordagem mais ampla, incluindo a comunicação visual e os recursos digitais”, afirma Rieth.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *