Dezembro Vermelho: Criciúma vai oferecer autotestes

Criciúma

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/Aids (Pamdha) irá disponibilizar na próxima semana autotestes gratuitos. Os autotestes serão direcionados para a população ‘chave’, grupo de pessoas que são suscetíveis a ter HIV.

Segundo a coordenadora do Pamdha, Patrícia Rodrigues, o autoteste irá auxiliar na prevenção. “Dentro da população chave estão homossexuais, profissionais do sexo, pessoas trans, pessoas privadas de liberdade, como também, pessoas cujo parceiro foi diagnosticado com HIV, que não acessam os serviços por vários motivos”, explicou.

Dezembro Vermelho

A programação em alusão ao mês da luta contra HIV/AIDS, inicia nesta quinta-feira em Criciúma. A abertura será com uma roda de conversa sobre tema ‘HIV/AIDS: Mitos e Verdades, que será realizada às 19h na Sala 001, do Bloco O, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

No sábado (30) todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Pamdha estarão abertos das 8h às 17h para realização de testes rápidos. A ação será enfatizada durante todo mês nas UBS. “Em Criciúma temos, 3.423 casos de HIV/AIDS notificados até setembro de 2019. Com predomínio na faixa etária de 19 a 39 anos”, disse Patrícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *