Dia da Extensão Unesc oferece uma tarde diferenciada para a comunidade

A Unesc vai estreitar ainda mais o seu relacionamento com a comunidade. Em 2 de maio, a Universidade realiza o Dia da Extensão, com a apresentação de programas e projetos comunitários, palestra e uma conversa com moradores de diversos Bairros para o levantamento de informações que possam agregar ao trabalho realizado por estudantes e professores da Instituição na comunidade.

A partir das 16 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado na sala 19 do Bloco P, a comunidade acadêmica e o público externo envolvido com extensão estará reunido para comemorar o Dia da Extensão.

“Uma série momentos distintos para receber a comunidade e apresentarmos a ela o que nós realizamos em termos de extensão. Ela é um dos pilares da Unesc, uma Universidade Comunitária muito comprometida com o desenvolvimento social e interpessoal”, afirma a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

O encontro contará com mostra do que o Setor de Arte e Cultura faz dentro e fora da Universidade e o trabalho do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidizinsk em ensino, pesquisa e extensão, além da apresentação dos programas institucionais e de um vídeo de depoimentos da população em relação aos projetos desenvolvidos nos Bairros.

O professor da Unesc Mário Guadagnin vai abordar o tema “O que você sabe sobre extensão” e o evento contará ainda com o lançamento do edital de Extensão (biênio 2018 a 2020) para a inscrição de projetos que se vinculem aos programas de extensão que a Universidade. Estes projetos preveem bolsas para acadêmicos e horas para professores.

Segundo Fernanda, haverá ainda um espaço para o diálogo com a população, com o objetivo de ampliar a troca de conhecimento entre Universidade e comunidade. “Teremos registros de propostas e demandas da comunidade, por meio de um formulário a ser preenchido. Com isso passaremos a ter mais conhecimento das demandas dos moradores dos diferentes Bairros. Os projetos são uma importante ferramenta na formação de bons profissionais e cidadãos preocupados com a comunidade em que estão inseridos. É um ambiente de troca de conhecimento e que colabora com mudanças de cenários e realidades”, afirma.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.