Dia dos Pais será com fiscalização reforçada contra aglomerações em Criciúma

Criciúma

Com tolerância zero para o descumprimento dos decretos, a Vigilância Sanitária já soma mais de 190 notificações, 570 orientações e pelo menos oito interdições de estabelecimentos

O Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (6), terá fiscalização reforçada da Vigilância Sanitária e Equipe Multi-Institucional para cumprimento das regras dispostas no Decreto 815/2020 do município de Criciúma, sobre o combate ao coronavírus. A comemoração, que costuma reunir famílias inteiras, esse ano deve ser diferenciada por causa da pandemia, como explica o coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma, Samuel Bucco.

“O número de contaminações continua avançando e as reuniões familiares e encontros ou festas particulares também são responsáveis pela disseminação da doença. É necessário ter consciência, principalmente evitando aglomerações e o não uso de máscara”, enfatizou Samuel Bucco, acrescentando que “aquele que não fizer sua parte será fiscalizado, notificado e multado, conforme a transgressão às regras”.

Conforme os números atualizados da Vigilância Sanitária, desde a publicação do decreto, no dia 26 de junho, já foram registradas 772 fiscalizações, com 193 notificações571 orientações e oito interdições, com o fechamento dos estabelecimentos. “A maioria das vezes nós fiscalizamos e orientamos para que sejam cumpridas as regras e praticamente todos se adequam, atendendo à solicitação. Mas, quando não há boa vontade ou reincidência, fechamos o local”, afirmou o coordenador.

Ainda segundo ele, o não cumprimento das regras deve ser denunciado pela população. “O que deve ser feito para evitar a contaminação está contido no decreto, mas o cumprimento depende de conscientização”, concluiu.

Regras e Multas

As principais regras passam pela obrigatoriedade do uso de máscara, proibição de aglomerações de pessoas, respeito ao distanciamento e proibição de festas e eventos particulares. As multas variam entre R$ 1,9 mil e R$ 5,8 mil, além de processo criminal por descumprimento das medidas de combate à Covid-19.

Denúncias

As denúncias sobre o não cumprimento das normas estabelecidas pelos órgãos governamentais podem ser feitas pelo WhatsApp (48) 99193-6259, ou pelo aplicativo PMSC Cidadão, disponível para download na App Store e no Google Play. Também podem ser repassadas à Polícia Militar, via 190, e à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, via 199.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *