Educação garantida para jovens e adultos

Morro da Fumaça

No final de 2018, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Educação elaborou projeto para a criação de uma Classe de Alfabetização de Jovens e Adultos no município, com o objetivo de contribuir com a elevação do grau de instrução de pessoas com baixo nível de escolaridade ou que nunca haviam frequentado a escola. O primeiro segmento do projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores em abril.

Com alto número de matrículas, as aulas tiveram início em maio com aulas às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras na Escola Profissional Idalina Machado de Freitas. Atualmente, são cerca de 20 aluno frequentando as aulas.

Segundo o auxiliar da Secretaria do Sistema de Educação, Marcos Silveira de Jesus, a criação da classe constitui um importante processo de inclusão, socialização e democratização do ensino. “Esta ação permite a ampliação das oportunidades educacionais para aqueles que já ultrapassaram a idade de escolarização regular”, comenta.

Antes do início das aulas, a equipe da secretaria se reuniu com o Conselho Municipal de Educação para receber o parecer favorável à criação da classe e consolidar o funcionamento dessa etapa de ensino. “A criação da Classe de Alfabetização de Jovens e Adultos contribui para elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais, cumprindo estratégias de uma das metas do Plano Municipal de Educação. Além disso, conseguimos atender os diversos pedidos de jovens e adultos que procuravam nossa secretaria em busca da criação dessa turma. Para nós, a medida representa um marco importante no início dos estudos correspondentes à educação básica por parte dessa população”, ressalta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *