Em dois dias, duas captações de múltiplos órgãos no HSJosé

Criciúma

Esta semana, aconteceu no HSJosé a 11ª e 12ª captação de múltiplos órgãos. Os doadores uma mulher de 51 anos e um jovem de 19 anos; ambos tiveram morte encefálica confirmada após a realização de todos os exames necessários.

A equipe da Comissão Hospitalar de Transplantes – CHT do HSJosé por intermédio das enfermeiras Renata Mendes Machado, Denise Marques e Jaqueline Martins, fizeram parte do processo de entrevista familiar e acompanhamento para realização do procedimento no Centro Cirúrgico.

     Com autorização dos familiares, foi possível captar da mulher fígado e rins; do homem, foi possível captar rins, fígado córneas e pâncreas.

    Sempre, quando há indicação de morte encefálica, médicos da Central de Transplantes do Estado são acionados, e com o auxílio da equipe do HSJosé; (Centro cirúrgico e equipe de apoio) realizam o procedimento.

Para estas captações, fizeram parte do processo os médicos cirurgiões Diogo Campos Tamioso, Leandro Belinau (médico auxiliar) e Andrew Massut, juntamente com os anestesioligistas Renato Mafiolete e Leonardo Danieli.