Emoção marca abertura do Festival Nacional de Teatro Revirado

Começou hoje (16/09), no centro de Içara, o Festival Nacional de Teatro Revirado, que segue até o dia 23. O festival, que envolve dez municípios da região sul de Santa Catarina, comemora os 20 anos do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado.

Antes do espetáculo de abertura, “Automakina Universo Deslizante”, do Grupo de Pernas Pro Ar, de Canoas – RS, o cerimonial de abertura foi tomado pela emoção dos fundadores do Cirquinho do Revirado. O ator Reveraldo Joaquim não conseguiu terminar o discurso de abertura, onde agradeceu os presentes, os patrocinadores e foi as lagrimas pela emoção do momento. A atriz Yonara Marques agradeceu aos que contribuição via financiamento coletivo, e aos municípios que acreditaram na ideia da realização do evento. “Agradecemos a todos que acreditaram na realização deste sonho”, disse.

O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, citou Ezra Pound, dizendo que “os artistas são a antena da raça”, e dizendo que o município agora está na vanguarda. “Içara acreditando nisso, está à frente. Na vanguarda, transformando o município na capital por esta semana”, afirmou o prefeito.

Um bom público acompanhou o abertura do festival que segue a programação com 48 apresentações, de 20 grupos de teatro dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba e ainda duas atrações da Argentina. O festival é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado com a apresentação do festival é da Fundação Municipal de Cultura e Esporte da Içara, patrocínio da UNESC, RAC Saneamento e a Cooperja.

Toda a programação do festival é gratuita, sendo apresentadas nos municípios de Forquilhinha, Maracaja, Jacinto Machado, Nova Veneza, Orleans, Criciúma, Siderópolis, Cocal do Sul, Balneário Rincão.

Em Içara contará com atrações todos os dias e a UNESC receberá apresentações de segunda a sexta (18 até 22), além de uma oficina de Treinamento Acrobático e uma mesa de debate com o tema: “A comicidade na cena”, com atores Luiz Carlos Vasconcelos (Palhaço Xuxu – Ator que trabalhou em novelas da Globo e interpretou Dráuzio Varela em Carandiru) Marcelo Pena (que trabalhou no Circo de Soleil) e o Palhaço Biriba.