Empreendedorismo social é tema de capacitação na Unesc

Criciúma

Professores e gestores dos cursos de graduação e PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc, iniciaram na manhã desta terça-feira (12/2) as primeiras atividades de 2019 do Programa Jornada Empreendedora. “Projeto de Extensão em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais”, é a capacitação ministrada pela cientista social e doutora em Sociologia Política Juliana Grigoli, e que vai chamar os participantes a um novo olhar sobre o empreendedorismo, com foco na comunidade, trazendo informações sobre criatividade, inovação e estímulo de oportunidades. A capacitação segue até esta quarta-feira (14/2).

Neste primeiro encontro, os participantes fizeram uma breve apresentação pessoal e profissional e definiram o que é empreendedorismo social para cada um. Segundo Juliana, a dinâmica pretende estimular as pessoas a ouvirem as outras e as conhecerem melhor. “A empatia é algo que ocorre já no primeiro contato. Nas comunidades e em sala de aula ocorre assim, por exemplo. Esse contato tem que ser leve. Geralmente nós não conhecemos a realidade destas pessoas e quanto mais tranquilamente nos aproximarmos delas, mais vamos conseguir nos inserir nesse espaço”.

Juliana ainda debateu com os professores da Unesc sobre a concepção de empreendedorismo. Segundo ela, ele é o conjunto de atitudes transformadoras. “Sendo assim, os professores são empreendedores. Eles ajudam a transformar vidas e realidades”, comenta.