Empresários da ACIC trocam experiências em inovação

Florianópolis

Uma manhã focada nas tendências das áreas de inovação e tecnologia. Assim foi a visita dos empresários da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e seus colaboradores à sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) nesta terça-feira, 23, em Florianópolis.

Em busca de conhecimento e experiências que possam ser compartilhadas nas organizações, os empresários puderam conhecer toda a estrutura da Acate. A entidade possui 12 empresas incubadas, por meio de diversos projetos estratégicos, um deles, o Miditec, uma das cinco melhores incubadoras do mundo no ranking UBI Global.

“A incubadora de negócios é somente um dos nossos projetos. Temos todo um espaço para geração de oportunidades para o empreendedorismo e a inovação. Um exemplo é o Projeto LinkLab que acelera o processo de inovação através da conexão das empresas com as startups”, destaca o colaborador da Acate, Caio Prange, da área de relacionamento, que apresentou a associação aos empresários. Conforme ele, atualmente 17 empresas participam deste projeto para acelerar a inovação de forma mais rápida.

Acic terá espaço de coworking

Para o presidente da Acic, Moacir Dagostin, a visita foi extremamente produtiva. “A Acate possui um espaço de coworking, o Impact Hub, que conecta empreendedores com o objetivo de impulsionar a inovação por meio da colaboração. Nosso propósito é desenvolver também na Acic um espaço de coworking e compartilhamento. Hoje as pessoas vão à Acic apenas quando possuem um evento marcado. Queremos que as pessoas venham até a entidade para se encontrar, conversar, compartilhar, se conectar e gerar negócios dentro do ecossistema de inovação”, destaca Dagostin.

“Consideramos muito importante este movimento da Acic porque ajuda a conscientizar e influenciar os empresários para uma cultura inovadora. É desta forma que conseguimos avançar”, coloca o vice-presidente da Acic, Valcir Zanette.

Aproximação entre Acic e Acate

Para o coordenador do Núcleo de Base Tecnológica da Acic e diretor regional da Acate, Rafael Rosso Fernandes, a missão é fundamental para a aproximação entre a entidade empresarial e a Acate.

“A grande importância desta visita é a interação entre as duas entidades. Esta abertura favorece o desenvolvimento de ações de inovação na Acic e para as empresas nucleadas e associadas da Acic e, consequentemente à região”, observa Fernandes.

O diretor secretário da Acic, Edmilson Zanatta, também reforça a importância desta iniciativa. “É uma oportunidade para as empresas de se conectarem com as tendências do mercado. Hoje as mudanças estão muito rápidas e precisamos estar atualizados. A forma de atração dessas startups, este ambiente de inovação e criatividade estimulada aqui, tudo isso precisamos levar para as nossas empresas e também trabalhar em parceria”, reforça.