Conecte-se conosco

Geral

Estado deve retomar cirurgias eletivas

Publicado

em

Pacientes que aguardam na fila por cirurgia devem receber em breve uma boa notícia. Secretário de Articulação Nacional Acélio Casagrande confirma que a partir de 1 de julho o Estado deve retomar os processos de cirurgias eletivas. Recurso, segundo ele, está sendo assegurado pelo Ministério da Saúde. Expectativa é que, com essa ação, possa se reduzir o tempo de espera enfrentado por pacientes de toda Santa Catarina.

“São cirurgias que não representam risco a vida, mas que trazem um desconforto para quem precisa. Queremos acabar ou pelo menos reduzir isso”, comentou o Secretário, em entrevista a Rádio Difusora.

Ele também confirma, em agosto, a liberação de pagamentos represados. “Ação que vai dar fôlego aos hospitais”. Segundo Casagrande, a esperança é que até o final do ano, o Ministério também assegure o dinheiro necessário para ativar novos leitos de UTI no Estado. “Inclusive no Sul”.

Geral

Mutirão da campanha “Castração é a Solução” beneficia quatro comunidades de Criciúma

Publicado

em

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo do Bem-Estar Animal (NUBEA), realizará mais um mutirão da campanha “Castração é a Solução”, que visa diminuir o número de animais em situação de rua em Criciúma. A iniciativa ocorre neste sábado (9) e domingo (10), das 8h às 14h, na sede da Associação de Moradores do bairro Archimedes Naspolini, localizada na rua Augusto Zanette. A iniciativa beneficiará os animais dos bairros Archimedes Naspolini, Mina do Mato, Mina do Toco e Vila D’oro.

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. “A castração de animais beneficia não apenas os animais, mas também toda a comunidade, promovendo um ambiente mais seguro, saudável e harmonioso. Cuidar, através da castração, é essencial para garantir o bem-estar dos animais e a saúde pública”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima os animais são castrados, microchipados e recebem medicações pós-operatória. “Em caso de furto ou fuga, conseguimos reconhecer o animal, pois o microchip contém todas as informações de identificação do tutor. Desta forma, podemos localizar o dono, devolver o animal ou, em caso de abandono, tomar as medidas necessárias para responsabilizar o tutor”, explica.

Como cadastrar os animais?

Para cadastrar os animais no programa, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência no município de Criciúma e comprovante de renda de até três salários mínimos. Não serão castrados animais braquicefálicos e fêmeas que estejam esperando filhotes. O pré-cadastro pode ser realizado com os presidentes das associações de moradores das comunidades:

Continue Lendo

Geral

APAE Cocal do Sul promove 4ª Tarde da Amizade Premiada

Publicado

em

No dia 21 de abril, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cocal do Sul realizará a 4ª Tarde da Amizade Premiada. O evento promete momentos de diversão e solidariedade, com um bingo presencial repleto de prêmios para os participantes. Com início marcado para às 14h, o local escolhido para a ação foi o Salão da Igreja Matriz de Cocal do Sul.

Serão 50 chances para os participantes levarem para casa algo especial. Os prêmios oferecidos vão desde cortes de cabelo, cestas de artesanato e padaria, até costela, pernil, queijo, salame, torta doce e salgada, e até mesmo uma televisão. O investimento para participar é de apenas R$ 25, e dá direito a três cartelas para concorrer aos prêmios.

No local, ainda haverá venda de lanches e bebidas, além da venda de números para sorteios na roleta.

“O melhor de tudo é que, ao colaborar com esse evento solidário, os participantes estarão contribuindo diretamente para os atendimentos e projetos desenvolvidos pela APAE, que beneficiam os alunos e suas famílias. Escolhemos um bingo presencial para termos um momento de diversão e alegria. Portanto, reserve essa data em sua agenda e venha fazer parte dessa tarde especial de solidariedade e amizade, onde todos saem ganhando”, convida a diretora da APAE Cocal do Sul, Rosiclei Prior Viola.

As cartelas podem ser adquiridas diretamente na APAE, localizada na Rua Ambrosio Dalló, nº 1464, no Bairro União em Cocal Do Sul, ou com membros da diretoria e professores da instituição. Para dúvidas e informações, o telefone para contato é o (48) 3447-6059.

Siga a APAE Cocal do Sul nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn

Continue Lendo

Geral

Unesc terá primeira
Dupla Diplomação e Titulação em nível de Mestrado

Publicado

em

A Unesc, ancorada em sua política de internacionalização, formalizou na tarde dessa segunda-feira (04/03) um significativo marco ao estabelecer o primeiro Acordo de Cooperação Internacional para Dupla Diplomação/Titulação, conhecido como Cotutela, no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado). 

Esta parceria foi estabelecida com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e envolve os cursos de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais do Programa de Pós-graduação (PPGCEM) e Mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais (MEMEM) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG/IPVC).

A iniciativa de dupla diplomação proporcionará aos estudantes a obtenção simultânea de seus diplomas tanto no Brasil quanto em Portugal, automaticamente reconhecidos pelos países membros da União Europeia

O Programa de Dupla Diplomação/Titulação (PDDT) destina-se aos estudantes dos cursos de Mestrado das duas Instituições de Ensino Superior (IES) que estejam matriculados no primeiro ano. Somente os acadêmicos previamente classificados nos processos seletivos específicos serão contemplados com o respectivo diploma luso-brasileiro. O acordo visa a colaboração mútua para a atribuição da diplomação, com base num conjunto de atividades que serão desenvolvidas simultaneamente entre as duas IES.

A solenidade de assinatura do acordo contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propriex), Gisele Coelho Lopes, e das coordenadora e assessora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade, e Cinara Ludvig Gonçalves, respectivamente. Além disso, estiveram presentes o coordenador do PGCEM, Eduardo Junca, e o professor e idealizador da proposta, Fabiano Raupp Pereira. Do lado português, marcaram presença na sala de reuniões da reitoria da Unesc o professor Manuel Ribeiro, e, de forma remota, o presidente e a vice-presidente do IPVC, Carlos Rodrigues e Ana Paula Vale.

Visão da Unesc

Entusiasmada com a parceria e pelo início do programa Cotutela na Unesc, a reitora expressou seu entusiasmo pela assinatura deste pioneiro Acordo de Dupla Diplomação/Titulação. “Estamos dedicados a promover vigorosamente a internacionalização de nossa Universidade Comunitária, buscando acordos que resultem em uma participação efetiva dos estudantes. Com a formalização deste acordo, empenharemos todos os esforços institucionais possíveis para garantir que nossos estudantes possam usufruir plenamente desta oportunidade, assim como estamos abertos para contribuir de maneira recíproca com o progresso dos estudantes do IPVC”, afirmou a reitora.

A reitora também ressaltou que o PPGCEM, na sua área de atuação, é uma referência no estado de Santa Catarina. “Acredito que esta parceria será duradoura e trilharemos uma trajetória promissora, construindo juntos um programa de mestrado de excelência. Comprometo-me a assegurar que o que foi acordado e assinado será rigorosamente cumprido. Mantemos como princípio que aquilo que precisa ser feito deve ser realizado com a máxima qualidade”, concluiu.

“Este acordo para dupla certificação com Portugal é muito importante para o fortalecimento da excelência na formação pela experiência. Somos uma Universidade comprometida com uma formação conectada com o mundo para o aumento das competências profissionais e para o desenvolvimento regional. Essa parceria possibilitará além da dupla diplomação, outros projetos conjuntos com a instituição parceira, mas também a possibilidade de desenvolver a inovação, a ciência e a tecnologia para prover novas soluções para agregar valor ao setor produtivo de ambos os países e da Europa”, mencionou a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

Conforme relatou o professor Fabiano, um programa como este, de mestrado no modelo PDDT, vai impactar em muito o currículo do acadêmico e o nome da Universidade. “Esta iniciativa é extremamente importante e aumenta significativamente as relações institucionais e a internacionalização é fundamental para o Programa de Pós-Graduação. Este caminho que se abre vai ser uma tendência cada vez maior em várias áreas do conhecimento”, mencionou.

Parecer do IPVC

Participando de forma remota, o presidente do Instituto e a vice-presidente também contribuíram com seus pareceres sobre este importante momento. “Há de se dizer também que, de alguns anos para cá, temos feito um grande esforço nesta internacionalização, e as duplas diplomações têm sido uma aposta do nosso Instituto. Estamos estabelecendo parcerias importantes, porque essas relações são sempre entre pessoas, representantes da Instituição, e isso é efetivamente a segurança e o sucesso que almejamos. Nossos acordos de internacionalização são sempre de grande valia, pois valorizam as formações de nossos estudantes, que são nossa fonte de inspiração. Obviamente, uma das nossas missões e responsabilidades é formar e capacitar da melhor maneira possível. Desejo sucesso a este acordo e a outras relações que eventualmente possam se estabelecer futuramente entre nós”, declarou o presidente Carlos.

Assinando a cooperação para essa dupla diplomação, em nome do IPVC, o professor Manuel, idealizador da proposta, afirmou que é um acordo de extrema importância para ambas as instituições. “Este ato representa um marco para as duas IES, sendo a primeira parceria para Dupla Diplomação/Titulação de ambas. Será uma oportunidade de troca de experiências e conhecimento de outra realidade, de um país diferente e europeu. Quero destacar que muitos desses trabalhos de mestrado, pelo menos em Portugal, estão frequentemente vinculados a parcerias com empresas, proporcionando um conhecimento da realidade empresarial no setor de energia e mecânica”, avaliou.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com