Estado pode ter déficit de R$3 bilhões em 2019

Governador Eduardo Moreira admitiu nesta manhã, durante entrevista à Difusora que o Estado de Santa Catarina deve enfrentar um forte déficit financeiro em 2019. Segundo ele, mesmo com as economias de meio bilhão implementadas nos primeiros 100 dias de seu governo, o cenário ainda é delicado.

“O Brasil é o país dos direitos e de poucos deveres. Quando o país cresceu muito na economia a arrecadação cresceu também e a máquina pública foi fazendo concessões, dando direito e inchando. Quando a crise chegou a receita caiu mas a despesa cresceu. O Governo federal convive com déficit de bilhões e Santa Catarina também. Se tudo que está na legislação for cumprido vamos ter R$ 3 bilhões de déficit na economia do Estado no ano que vem. O Brasil precisa mudar. Estamos pagando 1 bilhão de folha de pagamento para ativos e inativos. Não dá mais. O Estado tem que assumir os serviços essenciais e deixar o resto para iniciativa privada”, argumenta.

Essa mudança, ressaltou o Governador, só sairá com um congresso e uma assembleia modificada. “Não é a vontade do Governador, não é a vontade do presidente. Tem que haver a decisão de quem faz as leis. É fundamental que se tenha um legislativo cada vez mais responsável”.