Estiagem preocupa produtores de arroz da região

Criciúma

Produtores de arroz da região estão em alerta com a falta de chuva. Com a estiagem que atinge a região muitas propriedades estão adiando o início do plantio. “Porque não há como irrigar as canchas.Só não estamos tendo problemas na região onde somos atendidos pela água do Rio São Bento e também na barragem do Tenente em Jacinto Machado. No restante das propriedades falta água”, explica Sergio Marini, presidente da Associação Catarinense de Irrigação.

Para piorar a previsão do tempo não traz boas notícias. Para os próximos dias o acumulado de chuva previso não ultrapassa os 15 milímetros. “Para dar uma amenizada teria que  chover pelo menos 80 milímetros. Estamos aguardando e torcendo para que a segunda quinzena tenha uma situação mais favorável”, explica.

Problema também em outras culturas

Se no arroz a falta de chuva afeta o momento do plantio, nas demais lavouras a preocupação é com o rendimento. “Temos situações distintas. No caso do arroz a chuva atrasa o plantio, mas em culturas como fumo, milho e feijão, por exemplo, a falta de água afeta é o desenvolvimento da planta e isso, afeta a produção e a qualidade e também acaba gerando prejuízo aos agricultores”, explica a engenheira agrônoma da Epagri Beatriz  Bez Birolo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *