Estrada centenária ganha pavimentação em Içara

O sábado foi de inauguração em Içara com apresentações artísticas da cultura açoriana. Com recursos adquiridos pelo deputado federal Ronaldo Benedet através do Ministério do Turismo, a Rodovia Lorisval Nunes de Mello- ICR 351, que liga os bairros Sanga Funda a Boa Vista em Içara, será a nova rota açoriana da cidade.

Com 2,6 quilômetros de pavimentação a obra custou mais de R$ 2 milhões e conta com ciclofaixa, drenagem pluvial, sinalização viária e turística. “Fico feliz em ter ajudado a realizar o sonho dessas comunidades, que aguardavam por essa pavimentação, trazendo facilidades para os moradores. Agora os moradores e a prefeitura podem investir em um destino cultural para resgatar a cultura açoriana”, destaca o idealizador do projeto, deputado federal Ronaldo Benedet.

Segundo o Prefeito Murialdo Gastaldon, a expectativa é que a obra crie uma nova rota de desenvolvimento. ” . “Agora não tem mais poeira, só progresso e desenvolvimento para essa região agrícola tão importante para Içara. Uma oportunidade para que as pessoas possam desenvolver seu agronegócio, seu agroturismo e ampliar sua geração de riqueza”.

Para a historiadora Elza de Mello a Rodovia Lorisval Nunes de Mello iniciou como elo de comunicação e locomoção seguindo as trilhas indígenas. “Em 1715-1718, Francisco de Brito Peixoto planejou a ligação, por via terrestre, de Laguna a São Pedro, no Rio Grande do Sul, enviando um grupo de 31 homens sob o comando de João Magalhães, seu genro. A expedição passou por nossas trilhas e foi remodelando-as para o acesso dos carretões de mantimentos. E hoje, 300 anos depois, comemoramos essa pavimentação tão importante e sonhada por nossa comunidade”, relembra Elza de Mello.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *