Expectativa para mudanças no tempo durante a semana

A semana começa com expectativa de mudanças no tempo em toda a região. Modelos indicam que depois do sol forte dos últimos dias uma frente fria pode romper a barreira criada sobre a região e trazer alguma chuva para o sul de Santa Catarina. “Há modelos americanos que mostram chuva fraca na terça e na quarta-feira e os modelos europeus mostram que só teremos queda na temperatura e nebulosidade”, argumenta o Climatologista Márcio Sonego.

Segundo ele, a previsão mais otimista mostra chuva com um pouco mais de volume a partir de sexta-feira. Uma chuva que será bem vinda, já que em vários rios já há sinais de alerta para a estiagem. “Falta chuva para as plantações e essa água deve ser reposta nos próximos dias, mas não há previsão que indique chuva suficiente para devolver volume normal em rios e açudes”, explica.

Ele lembra que a orientação segue sendo para economizar água. Há dados que apontam para uma estiagem durante a primavera. “É preciso tomar cuidado. Estamos saindo de uma projeção de El Niño para La Niña e isso pode deixar a região com pouca chuva nos próximos meses”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *