Famílias em vulnerabilidade social podem ter acesso ao Renda Mínima em Criciúma

Criciúma

Benefício é concedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, com validade de 15 meses

Além do Bolsa Família, aqueles que estão em situação de extrema vulnerabilidade social podem ter acesso ao programa Renda Mínima. É através dele que os beneficiários podem receber uma quantia mensal em dinheiro com validade de 15 meses, sem a obrigatoriedade de estar no Cadastro Único (CadÚnico). Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a Unidade Central de Criciúma são os responsáveis por atender e acompanhar as famílias interessadas, via Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que faz o encaminhamento à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, responsável pela concessão do benefício.

“As famílias beneficiárias geralmente são aquelas que não possuem renda por não estarem em condições de trabalhar devido a doenças ou cuidado de terceiros. Cada uma possui uma realidade e isso é um subsídio para que elas possam utilizar para aquilo que for de maior necessidade delas”, comentou a coordenadora da Proteção Social Básica, Patrícia Vedana Marques.

O prazo de validade para o recebimento da renda é limitado devido a quantidade de vagas disponíveis para o programa. Dessa forma, quando expira o prazo, continua sendo acompanhada pelo Paif, mas dando a oportunidade para outra família que está aguardando o benefício. O acompanhamento é realizado por meio de oficinas com foco nos direitos familiares, protagonismo e outros assuntos de interesse da comunidade.

“Esse é mais um benefício dentre tantos outros que a Assistência Social disponibiliza aos munícipes. Ele é muito importante, pois em alguns casos serve como complemento ao Bolsa Família. Gerar benefícios como este é gerar mais dignidade às famílias da nossa cidade”, disse o secretário de Assistência Social e Habitação de Criciúma, Paulo César Bitencourt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *