Festa da Polenta enaltece Cultura Italiana

Urussanga

A junção de cultura, tradição, gastronomia e turismo é a aposta de entidades em Urussanga com a realização da “Festa della Polenta”. Os grupos Amici della Polenta e Clube dos Treze se unem para promover o evento no dia 6 de outubro, na Praça D’Italia, no Parque Municipal da cidade.

A proposta é transformar a já tradicional Sagra della Polenta, chegando na 8ª edição, em moldes de Festa para elevar a cultura e identidade local a fim de evidenciar a italianidade. A arrecadação de fundos com esta ação irá auxiliar em ações culturais e sociais feitas pelas duas entidades formadas por voluntários, como a criação de uma tafona original para visitação no Parque Municipal e doações para pessoas necessitadas.

A iguaria que leva o nome da festapossui forte ligação com a história regional. “A polenta foi a comida da sobrevivência para os nossos antepassados. Em tempos difíceis ela era a solução para amenizar a fome”, conta o presidente do grupo Amici della Polenta, Rosemar Possamai.

A polenta, estrela do evento, será elaborada no formato de centenas de quilos e terá o famoso momento do tombo feito pelo grupo Amici della Polenta. Em sete anos de atuação, este grupo elaborou em média, dez polentas gigantes por ano, produzindo 14 toneladas da iguaria em cidades de Santa Catarina.

A novidade desta edição é que a polenta poderá ser apreciada em diferentes formatos e sabores. O cardápio terá a tradição e a experiência de 60 anos da entidade Clube dos Treze enaltecendo os elementos da farta comida típica italiana.

A Festa della Polenta – 8ª Sagra contará ainda com animação feita por Cantando Si Va, Ricordi D’Italia, tecladista Sandro Brognoli e saxofonista Emerson Lima. A estrutura coberta abrigará também exposição de cachaça premiada, comercialização de produtos coloniais, entre outras novidades. Últimos ingressos a venda no site Minha Entrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *