Conecte-se conosco

Geral

Fiesc define alternativas para o Bairro da Juventude

Publicado

em

Criciúma

A FIESC anunciará, no final desta semana, uma alternativa para o convênio com o Bairro da Juventude, de Criciúma, que contemple o cumprimento das regras relacionadas à aplicação da contribuição empresarial e a sustentabilidade da instituição social do Sul do Estado.  Diretores do Bairro da Juventude e lideranças políticas de Criciúma reuniram-se com o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, nesta segunda (3), em Florianópolis.

Aguiar destacou a importância das ações do Bairro da Juventude para a comunidade e explicou para a comitiva de Criciúma que há uma série de questões legais para o uso dos recursos do SENAI. “Tão logo concluímos o encontro, reunimos o grupo gestor da FIESC e estamos avançando no desenho de uma solução que resguarde juridicamente o SENAI e preserve o trabalho realizado no Bairro da Juventude”, afirmou o presidente da FIESC.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inscrições para o programa Universidade Gratuita começam na próxima quinta-feira

Publicado

em

As inscrições para o primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade Gratuita começam na próxima quinta-feira, 14. O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello, nesta sábado, 9. Os estudantes devem realizar seus cadastros no sistema e entregar os documentos comprobatórios na instituição em que estão matriculados até as 19h do dia 26 de março. O novo edital do programa foi publicado nesta quinta-feira, 7.

“É muito importante que o estudante esteja ligado pra não perder a data. Essa é uma oportunidade que o Governo do Estado está dando pro jovem fazer a faculdade que sempre sonhou. Então não percam o prazo e façam sua inscrição!”, frisou o governador.

Durante o período de inscrição, caso surjam dúvidas no preenchimento do cadastro, os estudantes devem procurar a instituição de ensino superior (IES) na qual estão matriculados. Nessa mesma etapa, as instituições irão analisar as inscrições realizadas, receber e validar os documentos dos estudantes.

:: Os critérios para participar do programa são

  • estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa, e que os cursos de graduação sejam presenciais e reconhecido(s) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), cujo Conceito Preliminar de Curso (CPC) seja maior ou igual a 3 (três) ou, na falta deste, Conceito de Curso (CC) seja maior ou igual a 3 (três);
  • ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
  • ser natural de Santa Catarina ou residir nela há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
  • ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta; e
  • possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de Medicina, ou, para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.

Com a publicação do Decreto nº 450 em janeiro, os recursos da assistência financeira passaram a ser exclusivos para estudantes matriculados em cursos presenciais. Além disso, o índice de carência (IC) passará a ser calculado de forma diferente.

“Alteramos a fórmula da seleção dos pretendentes para o ingresso no programa Universidade Gratuita. Agora, a despesa familiar mensal com estudo, com transporte coletivo e o valor dos bens do grupo familiar são critérios para o cálculo do Índice de Carência (IC). Possibilitando uma escolha mais ampla em diferentes tipos de cursos”, explica o secretário da Educação, Aristides Cimadon.

Outra mudança está na classificação dos estudantes, que passa a ser feita exclusivamente com base no IC. Os estudantes serão listados em ordem decrescente de acordo com seu índice após a validação do cadastro pela Comissão de Seleção.

Concessão em abril

A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 10 e 22 de abril. Os contemplados irão receber os valores das mensalidades já pagas neste primeiro semestre de 2024 em retroativo.

Pelo benefício de estudar de graça, os alunos contemplados pelo programa retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem sem custo. Isso pode começar ainda durante o curso ou ser feito até dois anos depois de se formar.

Quase 34 mil estudantes de ensino superior foram contemplados pelos programas de assistência financeira do Governo do Estado no fim de 2023. Somente o Fumdes e o Universidade Gratuita, programas criados no segundo semestre do ano passado, já somam mais de 9 mil estudantes atendidos.

Continue Lendo

Geral

Unesc celebra as contribuições, a força e a resiliência das mulheres

Publicado

em

A Unesc, que celebra e valoriza as mulheres diariamente, fortaleceu ainda mais o reconhecimento às contribuições e à essência feminina durante toda esta sexta-feira (8/03), ao abraçar a força e a resiliência que caracterizam as mulheres. A data marca conquistas históricas na luta por direitos e igualdade, mas também reaviva o papel vital que elas desempenham na humanização das relações e na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Entre as atividades do dia esteve o reconhecimento das vencedoras da segunda edição do Prêmio Mulheres na Ciência, iniciativa da Universidade que visa reforçar o papel fundamental das mulheres na produção de conhecimento e na promoção do avanço científico em diversas áreas. Dividido nas categorias Iniciante, Intermediária e Plena, a ação gera oportunidades para pesquisadoras em diferentes estágios da carreira. 

Pesquisadora, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta reforça a importância do reconhecimento às mulheres que desprendem esforços em torno das pesquisas que, como consequência, contribuem com a sociedade.

“As mulheres desempenham um papel fundamental no âmbito da pesquisa ao promover novas perspectivas, questionar paradigmas estabelecidos e promover a inovação. A contribuição não se limita ao conhecimento acadêmico, mas se estende à forma como ela inspira e motiva as gerações futuras a alcançarem potenciais plenos. Por sabermos da importância que elas têm neste segmento, e na sociedade como um todo, criamos o Prêmio Mulheres na Ciência para reconhecer o trabalho relevante que cada uma destas pesquisadoras realiza”, ressalta.

Aumento no número de inscrições

Ao todo, a edição deste ano contabilizou 57 pesquisadoras inscritas, um aumento de 200% em relação ao ano passado. Sendo 15 na categoria Plena, 21 na Intermediária e 21 na Iniciante. Por área, as inscrições se dividem em 39 em Ciências da Vida, 13 em Ciências Exatas e cinco em Ciências Humanas.

“Reconhecemos as mulheres que fazem a ciência da Unesc acontecer. Uma Universidade que figura em grandes vitrines nacionais e internacionais por intermédio desta área, o que nos dá muitas alegrias porque nós mulheres ocupamos diferentes lugares e papéis na sociedade. Não trata-se simplesmente de um reconhecimento, mas sim um muito obrigada por construírem lindas histórias conosco”, fala a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, que já anunciou a terceira edição da premiação que revelará as vencedoras no dia 8 de março de 2025.

As vencedoras de cada categoria receberam como prêmio o direito de participar de um congresso nacional nas respectivas áreas. Já as segundas e terceiras colocadas terão a participação em congressos Sul brasileiros e estaduais, respectivamente, viabilizadas pela Universidade. As mais bem colocadas, até a 10ª posição, receberam uma Menção Honrosa.

Mulheres que fazem a Unesc

Em um mundo onde as vozes femininas ecoam cada vez mais alto, a maior Universidade Comunitária do Sul catarinense, promoveu programação repleta de eventos destinados a honrar e enaltecer as conquistas e contribuições das mulheres que ajudam a construir a Unesc nestes quase 56 anos de história.

Atualmente, são cerca de 850 colaboradoras e professoras; oito mil estudantes matriculadas na graduação; 1,2 mil na especialização; 360 mestrandas, doutorandas e pós-doutorandas; 170 estudantes nos cursos técnicos e 360 alunas do Ensino Fundamental ao Terceirão. Além disso, a Unesc é gerida por uma mulher: a reitora Luciane Bisognin Ceretta, que também é presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), e membro dos conselhos Nacional e Estadual de Educação.

“O Dia Internacional da Mulher transcende a mera comemoração. É um marco simbólico que ecoa a resiliência, a coragem e a determinação de todas as mulheres que desafiaram convenções, enfrentaram adversidades e traçaram o próprio caminho na história. É um dia para celebrar não apenas as conquistas individuais, mas também para refletir sobre o papel coletivo das mulheres na sociedade contemporânea. Mulheres inspiradoras, não apenas quebram barreiras, mas também redefinem os padrões de excelência por onde passam. Nessa dualidade de coragem e sensibilidade, elas se destacam na superação de desafios ao contribuir para um ambiente mais inclusivo e vibrante”, salienta Luciane.

“A sensibilidade feminina, aliada à coragem, é uma força motriz que impulsiona a mudança e a evolução. A capacidade de compreender as emoções, de se colocar no lugar do outro, de enxergar além do óbvio, são características que não apenas humanizam as relações, mas também inspiram a construção de um mundo mais justo e igualitário. Neste Dia da Mulher, é essencial reconhecer e celebrar não apenas as conquistas históricas, mas também o impacto positivo e transformador das mulheres em nossa comunidade”, acrescenta.

Palestra reforça potencial das mulheres  

O dia, que começou com atividades em todo o campus da Instituição em Criciúma e na unidade de Araranguá, encerrou com a palestra “Rota Oculta: o potencial das redes e comunidades”, conduzida pela integrante do Comitê de Tecnologia dos Amigos do Bem do Grupo Mulheres do Brasil, Silvia Lamanna, e promoveu reflexões sobre o papel das mulheres na construção e fortalecimento de redes e comunidades, ressaltando o poder transformador que emana de suas ações.

“Quando você equilibra as suas relações e compreende que existem diferentes linguagens, o seu futuro muda. Qual é o tipo de relação que você mantém? As teias de relacionamento que criamos são muito importantes. Nós criamos estas redes dia após dia na faculdade, em casa, e elas podem fortalecer ou enfraquecer cada um de nós. Está me fortalecendo, me levando para frente, ou me derrubando?”, foi uma das reflexões feitas por Silvia ao público que lotou o Auditório Ruy Hülse.

Prêmio de Jornalismo homenageia Maria Dal Farra

O evento ainda marcou o lançamento do 3º Prêmio Unesc de Jornalismo, que em 2024 presta homenagem à ex-professora da Universidade, Maria Dal Farra Naspolini, que dedicou 40 anos à Instituição. 

Devido a compromissos pessoais, a homenageada não pode comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem em vídeo e confirmou presença na cerimônia de premiação. “Ser Unesc não tem prazo de validade. Uma vez Unesc, sempre Unesc. Estou no Rio de Janeiro, a 1,5 mil quilômetros, mas com o coração em Criciúma. Parabenizo a todos pela instituição do Prêmio de Jornalismo e expresso a minha gratidão. É uma linda homenagem que a Universidade presta aos seus colaboradores e torna evidente a sensibilidade em reconhecer e valorizar pessoas”, relata.

Além da homenagem à ex-professora Maria Dal Farra, que terá o nome estampado no troféu, a cerimônia também revelou uma série de novidades que podem ser conferidas no regulamento que está disponível no link: www.noticias.unesc.net. Já as dúvidas podem ser sanadas pelo prê[email protected].

Um dia inteiro de atividades

As ações, que ocorreram de forma paralela, iniciaram cedo na Unesc. A Clínica Escola de Enfermagem, por exemplo, realizou a aferição dos Sinais Vitais; distribuição de materiais informativos e orientações sobre saúde da mulher. O Projeto Amora, por sua vez, fez atividade de sensibilização para a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres. 

Outra ação que chamou atenção foi “Palavras de Poder: Autoras Negras e Indígenas no Centro do Debate”, uma divulgação e exposição de produções literárias de mulheres negras e indígenas, exposição física e virtual. Promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

Já o Programa de Atenção Materno-infantil e Familiar (PAMIF) repassou orientações nutricionais sobre alimentação, tipos de alongamento e outras atividades. As mulheres que passaram pelo campus ainda puderam receber massagem facial, craniana, nos pés e nas costas com pedras quentes.

Vencedoras do 2º Prêmio Mulheres na Ciência da Unesc:

  • Ciências da Vida (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde):

Categoria Plena:

1º lugar: Fabrícia Cardoso Petronilho

2º lugar: Samira da Silva Valvassori e Josiane Budni 

3º lugar: Alexandra Ioppi Zugno e Jaqueline da Silva Generoso 

Categoria Intermediária:

1º lugar: Vitória Oliveira Silva da Silva

2º lugar: Taise de Souza Possamai Della

3º lugar: Carla Damasio Martins 

Categoria Iniciante:

1º lugar: Beatriz Brandão Lima e Maria Luísa Machado Laureano 

2º lugar: Lidiane Anastácio Cruz

3º lugar: Rafaela de Sousa Anastácio

  • Humanidades (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes):

Categoria Plena:

1º lugar: Andréia Cittadin

2º lugar: Morgana Bada Caldas 

3º lugar: Zélia Medeiros Silveira 

Categoria Intermediária:

1º lugar Liziane Acordi Rocha 

2º lugar: Daiana Ramos Martins 

  • Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e

Multidisciplinar):

Categoria Plena

1º lugar: Sabrina Arcaro

2º lugar: Anarela Bernardi Vassen 

Categoria Intermediária:

1º lugar: Lara Vasconcellos Ponsoni 

2º lugar: Jordana Mariot Inocente

3º lugar: Eduarda Fraga Olivo e Mariana de Souza Pereira

Categoria Iniciante:

1º lugar: Cibele da Silva de Brito

2º lugar: Renata Bochanoski da Costa

3º lugar: Januara Rodrigues

Continue Lendo

Geral

Mutirão da campanha “Castração é a Solução” beneficia quatro comunidades de Criciúma

Publicado

em

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo do Bem-Estar Animal (NUBEA), realizará mais um mutirão da campanha “Castração é a Solução”, que visa diminuir o número de animais em situação de rua em Criciúma. A iniciativa ocorre neste sábado (9) e domingo (10), das 8h às 14h, na sede da Associação de Moradores do bairro Archimedes Naspolini, localizada na rua Augusto Zanette. A iniciativa beneficiará os animais dos bairros Archimedes Naspolini, Mina do Mato, Mina do Toco e Vila D’oro.

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. “A castração de animais beneficia não apenas os animais, mas também toda a comunidade, promovendo um ambiente mais seguro, saudável e harmonioso. Cuidar, através da castração, é essencial para garantir o bem-estar dos animais e a saúde pública”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe Maximiano de Lima os animais são castrados, microchipados e recebem medicações pós-operatória. “Em caso de furto ou fuga, conseguimos reconhecer o animal, pois o microchip contém todas as informações de identificação do tutor. Desta forma, podemos localizar o dono, devolver o animal ou, em caso de abandono, tomar as medidas necessárias para responsabilizar o tutor”, explica.

Como cadastrar os animais?

Para cadastrar os animais no programa, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência no município de Criciúma e comprovante de renda de até três salários mínimos. Não serão castrados animais braquicefálicos e fêmeas que estejam esperando filhotes. O pré-cadastro pode ser realizado com os presidentes das associações de moradores das comunidades:

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com