Conecte-se conosco

Esportes

Fim de semana será de desafio do pedal em Cocal do Sul

Publicado

em

O Sul de Santa Catarina teve, pela primeira vez, professores reconhecidos como os melhores do Brasil pelo prêmio Educador Nota 10, concedido anualmente pela Editora Abril e a pela Rede Globo. Em 2018, dois profissionais graduados pela Unesc estão entre os dez escolhidos como os que mais se destacaram na Educação Básica nacional por suas práticas diferenciadas no ensino. Na edição deste ano, o prêmio chegou a marca de quatro mil inscrições.

Em 2018, os egressos de Artes Visuais da Unesc Mikael Miziescki e de Letras Cristiane Dias, foram selecionados no Educador Nota 10 e vão receber a premiação no dia 1º de outubro, quando concorrem ao título de Educador do Ano.

Para Cristiane, que participou quatro vezes desde 2009, a vitória vai além de receber o prêmio: significa contribuir com a educação. “Conheci o prêmio em 2008, quando a professora Ana Lucia Pintro ficou entre os 50 selecionados com seu projeto de ensinar Matemática. Assim, ela me inspirou e agora espero também ser inspiração. Quero incentivar meus colegas da região a crescer, evoluir e melhorar cada vez mais nossa educação”, afirma Cristiane.

Já para Miziescki, formado há apenas dois anos, sua maior conquista foi ensinar os valores e a beleza da arte às crianças da comunidade de Nova Roma, Morro Grande. “Desafiei-me a entender a realidade escolar naquele espaço, compreendendo que a cidade possui aproximadamente três mil habitantes e que a maioria trabalha com agricultura. Percebi então que os alunos tinham um grande potencial artístico, que era pouco explorado e que suas visões eram restritas a propagações estereotipadas”, explica.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca que ter estes egressos entre os vencedores do prêmio demonstra o potencial das pessoas que passam pela Unesc. “Nos sentimos muito felizes em fazer parte da trajetória desses educadores e de eles também fazerem parte dos 50 anos da Unesc. Temos que os parabenizar pela luta diária em prol da Educação Básica de qualidade”, ressalta Luciane.

Educação e inclusão através do Inglês

A iniciativa “We speak the same language” (Nós falamos a mesma língua), proposta pela professora de Inglês Cristiane Dias, desenvolve atividades interativas e explicativas, que retratam a importância da Língua Inglesa no dia a dia. “A intenção foi criar uma reflexão que vai da sala de aula até a sociedade em que vivemos, colocando em pauta temas atuais como preconceito e educação”, conta.

Cristiane explica que a ideia surgiu após presenciar a dificuldade de imigrantes se comunicarem com uma vendedora em um shopping da região. “Eles buscavam informações sobre empregos, mas nem a vendedora e nem ninguém conseguia ajudar. Então me ofereci para orientar. Quando estava indo para casa refleti sobre situação”.

Durante a atividade, os alunos escreveram diálogos e gravaram suas produções em áudio ou com ajuda de aplicativos, que permitiram criar “avatares” que ‘falam’ o texto digitado com diferentes sotaques, retratando as diversas possibilidades de conversação e sensibilizando os jovens para temas como empatia, respeito e diversidade.

Segundo a avaliadora do Educador Nota 10, Laura Meloni Nassar, Cristiane dribla a ideia de que não se aprende Inglês em escola pública. “Ela mostrou a importância de ter uma língua em comum, trazendo para a aula conteúdos importantes para que as crianças pudessem conversar, pedir ou dar informações a quem precisasse, como a nomenclatura de lugares e as instruções para chegar até eles”, comentou Laura.

A atividade foi colocada em prática com 45 alunos do nono ano na escola Maria José Hülse Peixoto, do bairro Brasília.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Com golaço e despedida de Kaiser, Tigre empata na estreia da Série A

Publicado

em

O Criciúma iniciou a sua campanha na Série A do Campeonato Brasileiro com um empate. O Tigre estreou contra o Juventude na noite deste sábado (13/04) no estádio Heriberto Hülse e empatou com o adversário gaúcho pelo placar de 1 a 1. O gol carvoeiro no confronto da primeira rodada da competição nacional foi marcado por Renato Kayzer, no primeiro tempo. 

O Tigre foi embalado por mais de 12 mil torcedores no Majestoso. Na segunda rodada, a equipe do técnico Cláudio Tencati enfrenta o Atlético Mineiro. O confronto será disputado na quarta-feira (17/04), às 20 horas, na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). 

A noite marcou a estreia do atacante Yannick Bolasie, além do meia Matheusinho e do atacante Arthur Caíke. O gol de Kayzer, aos 35 minutos do primeiro tempo, foi o primeiro do Brasileirão 2024. 

O Campeonato Brasileiro 2024 iniciou neste sábado (13/04) com 20 equipes de 10 estados diferentes. Em fórmula já consagrada, as partidas ocorrem em turno e returno, com 38 rodadas. A última rodada está prevista para o dia 8 de dezembro. A Diretoria de Competições da CBF ainda pode ajustar o calendário de acordo com as necessidades, no entanto, a competição não será paralisada para a disputa da Copa América (de 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos). 

Continue Lendo

Esportes

Tigre apresenta mais dois reforços para a Série A do Brasileirão

Publicado

em

O Criciúma apresentou de forma oficial duas novas peças para o seu sistema ofensivo. O meia Matheusinho e o atacante Arthur Caíke vestiram a camisa Tricolor na manhã desta sexta-feira (12/04) na Sala de Imprensa Clésio Búrigo, no estádio Heriberto Hülse, e conversaram com os profissionais de imprensa presentes. A coletiva, que foi transmitida ao vivo pela TV Tigre, contou com a presença do gerente de futebol Alex Brasil. 

Matheus Leonardo Sales Cardoso tem 26 anos e foi base do América Mineiro, onde se profissionalizou e atuou em 213 jogos, com 23 gols marcados e 18 assistências, sendo campeão do Campeonato Mineiro de 2016 e da Série B do Brasileiro em 2017. Ainda na base, o atleta defendeu a Seleção Brasileira na disputa do Mundial Sub-17, em 2015. Em 2020 se transferiu para o futebol de Israel e depois retornou à equipe mineira em 2022 por mais três temporadas. “Agarro com muita dedicação essa nova oportunidade na minha carreira. O grupo é qualificado, me recebeu muito bem e mostrou que está em um grande momento durante a conquista desse Catarinense. Estou feliz em chegar a um clube com tanta história no futebol e espero marcar meu nome aqui”, afirmou. 

Arthur Caíke do Nascimento Cruz, de 31 anos, se profissionalizou no Londrina e no estado ainda defendeu as camisas do Paraná e do Coritiba. No Brasil ele jogou pelo Flamengo, Santa Cruz, Cruzeiro e Bahia. Já fora do país o atacante teve passagem pelo Al-Shabab, da Arabia Saudita, e no Kashima Antlers, do Japão, por três temporadas. Em Santa Catarina o atleta atuou no Figueirense e na Chapecoense. “Fico feliz em retornar ao futebol Catarinense em um clube com uma estrutura excelente e grandes jogadores. Vamos trabalhar muito durante essa temporada para trazer alegria ao nosso torcedor e conquistar nossos objetivos. Estou ansioso para estrear nesse estádio lotado”, destacou o atacante, que no último ano jogou no Sport. 

Continue Lendo

Esportes

Criciúma nos preparativos para receber os Jasti 2024

Cidade será sede da 15ª edição da competição, que será realizada entre os dias 1º e 4 de maio

Publicado

em

A menos de um mês da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que será realizada entre os dias 1º e 4 de maio, em Criciúma, a cidade está se preparando para sediar o evento. São aguardados, aproximadamente, 2,5 mil atletas das 36 microrregiões de Santa Catarina, além de familiares e o público em geral.

A abertura oficial dos Jasti será no primeiro dia do evento, às 18h30, no Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi, mas as disputas iniciam às 8h. “Já foi definido o cronograma de jogos e os locais em que cada modalidade será disputada. Apenas as partidas do bolão 23 não será no nosso município, será em Timbó, entre os dias 25 e 28 de abril. A competição será realizada em dez diferentes locais da cidade”, relata o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Adriano Osellame.

Além do bolão 23, os Jasti terão em disputa o atletismo, beach tennis, bocha Raffa Vollo, canastra, dança coreográfica, dança de salão, dança popular, dominó, truco e voleibol adaptado. O congresso técnico será realizado no dia 24, de forma online. As etapas microrregionais estão em fase final de disputa para definir os participantes. Criciúma, por ser a cidade-sede, já está garantida em todas as modalidades.

“Nossos atletas estão se preparando e falta, apenas, definirmos os representantes na canastra. Será realizado um torneio classificatório nesta sexta-feira (12), a partir das 8h, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Parque das Nações. Todos os munícipes interessados podem participar. Basta ter mais de 60 anos e entrar em contato conosco para realizar a inscrição, que é gratuita”, explica Osellame. O telefone da FME de Criciúma é o (48) 3445-7015.

“Criciúma é acostumada a sediar grandes competições como os Jasti. Temos ótimas estruturas para receber todos que vierem nos visitar. Não só a área esportiva será movimentada, mas a rede hoteleira, gastronômica e turística. A cidade só tem a ganhar com o movimento da nossa economia local”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com