Fim do papel no Legislativo de Criciúma

Criciúma

Requerimentos, indicações, moções, projetos de lei. Em breve, todos esses importantes documentos que tramitam no Legislativo de Criciúma serão 100% eletrônicos. E para que o novo sistema seja implantado, os vereadores e servidores da Casa passam nesta semana por uma capacitação. Esse será o resultado de um projeto de modernização do sistema de acompanhamento do processo legislativo, que vai acabar com o uso do papel na Câmara de Vereadores de Criciúma.

O presidente do Legislativo, vereador Miri Dagostim (PP), explica que todos os documentos serão propostos exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico. “O trabalho vai oferecer mais transparência aos atos do Poder Legislativo, o que vai proporcionar economia e sustentabilidade”, contou o presidente.

O instrumento vai permitir que todas as proposituras sigam um padrão determinado pela Casa, para que não haja diferença quanto a parte técnica, gerando, assim, uma uniformização, melhoria e otimização de todos os trabalhos legislativos.

O Projeto Legislativo Digital para substituição aos documentos físicos existentes também facilitará o acesso da população aos projetos e proposições, e os vereadores poderão assinar documentos onde estiverem, unificando os procedimentos.

“A ideia é transformar em processo digital tudo que tem no papel, que se referem às proposições, requerimentos e indicações do Legislativo, sem necessidade alguma do uso de folhas”, pontuou o servidor de carreira Henrique Sabino.

“O cidadão vai poder ter acesso digital a todos os documentos originais da Casa, atas de Comissões e todos os processos que darão transparência ainda mais aos atos do Legislativo”, finalizou. A nova ferramenta será implantada dentro do sistema do Legislativo dando mais celeridade aos processos. Funcionários do Executivo também estão passando por capacitação para facilitar ainda mais os trâmites entre Executivo e Legislativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *