Fórum discute Romaria da Terra e das águas

Na quinta-feira, 10 de agosto, o Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Criciúma promove o Seminário Diocesano em Preparação à Romaria da Terra e das Águas. A atividade será realizada na Casa Mãe Helena, em Forquilhinha, com início marcado para 19h30min e término previsto para 21h.

Todas as entidades e pastorais integrantes do Fórum, párocos e representantes das paróquias que já estão organizando suas caravanas são convocados a participar. A assessoria ficará por conta do Coordenador de Pastoral da Diocese de Tubarão, padre Lino Brunel, que conduzirá o estudo sobre o texto base da Romaria, falará sobre a importância de sua realização e passará orientações para o dia.

O evento, promovido pela CNBB Regional Sul 4, já está em 24ª edição, e neste ano será acolhido pela comunidade de Taquaruçu, da Paróquia São João Batista, no município de Pescaria Brava, Diocese de Tubarão. Com o tema “Mata Atlântica, nossa Casa Comum” e lema “Visitas a terra e a regas, enchendo-a com tuas riquezas” (Sl 65,10a), será realizado no dia 10 de setembro, no CTG do Tio Preto.

Conforme o coordenador do Fórum Diocesano das Pastorais Sociais, Jonathan Velho Búrigo, as seis comarcas da Diocese de Criciúma já estão se mobilizando para participar.

“Esperamos um grande número de pessoas de nossa Diocese no encontro, para vivenciar da mística libertadora das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e também para olhar melhor para nossa Casa Comum. A Romaria vem em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que nesse ano trouxe presente os Biomas Brasileiros, e faz com que voltemos nosso olhar para o bioma em que nos encontramos, que é a Mata Atlântica, e nos instiga a refletir sobre como estamos cuidando de nossa Casa Comum, tanto no campo quanto na cidade. Por ser o Ano Mariano, teremos um olhar todo especial nesta questão, voltado ao cuidado como virtude mariana”, ressalta Búrigo.