Içara foi a cidade do Sul que mais gerou empregos em 2017

Os dados divulgados pelo MInistério do Trabalho na última semana sobre a geração de emprego em 2017 mostram que Içara salvou a lavoura e evitou que a região carbonífera terminasse o ano com um saldo negativo. Sozinha, a cidade gerou 491 novos postos de trabalho. Sem Içara, a Amrec fica com saldo negativo de 206.

Com Içara, o saldo fica azul com 285 vagas geradas. O número expressivo de postos de trabalho coloca a cidade como a líder entre todos os municípios das três micrroregiões, Amrec, Amesc e Amurel. No quadro de desenvolvimento de Santa Catarina, entre as 50 cidades que mais geraram novas oportunidades de Trabalho, Içara surge na 16a posição. Nesta lista, além de Içara, aparecem apenas outras três cidades do Sul.

Mas os números também mostram um dado preocupante. Dos 12 municípios que integram a Amrec só cinco tem dados positivos. Nos demais o que se viu foi o fechamento de vagas de trabalho, demissões acima das contratações. Esse cenário complica em muito o quadro geral da região, que já sofre como a mais pobre de Santa Catarina.

“Criciúma precisa encontrar uma alternativa para voltar a ser a responsável por puxar o desenvolvimento regional. Içara teve um bom desempenho, mas é fundamental que toda a região tenha para que, de fato a economia possa reagir”, comenta o prefeito Murialdo Gastaldon