Içara realiza mutirão de otorrino

Içara

Em novembro, a Secretaria de Saúde de Içara realizará um novo mutirão de cirurgias de adenoide/amígdala. No último sábado, 21 crianças passaram pelas consultas pré-operatórias com a otorrinolaringologista.  Além disso, vinte novas consultas serão realizadas nos próximos dias. Serão contempladas 41 cirurgias de otorrino.  Além disso, foram investidos também recursos próprios para realização de 65 cirurgias de cataratas que serão finalizadas em novembro.

De acordo com a enfermeira coordenadora do Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação de Içara, Camila Martins, as cirurgias foram compradas pelo município por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec(Cisamrec).   “Fora do que foi contemplado com o Governo do Estado, o investimento para estes novos procedimentos cirúrgicos e exames são oriundos de recursos próprios e federais de Média e Alta Complexidade (MAC)”. 

Pelo Convênio com o Estado foram realizados até o momento, 140 procedimentos em cataratas e 20 cirurgias de otorrino. A campanha estadual contemplou várias especialidades, e outros tipos de cirurgias que foram prorrogadas até dezembro/2018. Com isso, algumas cirurgias ainda estão sendo autorizadas.

“Além dos procedimentos cirúrgicos alguns exames foram realizados durante o ano de 2018 com recurso próprio e MAC entre eles 53 cateterismos, 300 ressonâncias, 68 tomografias, 132 endoscopias, 101 colonoscopias um investimento no total de mais de R$ 310 mil”, acrescentou a secretária de Saúde Jaqueline dos Santos.