Inova Criciúma vai incentivar empreendedorismo no município

Criciúma

Criciúma mais uma vez é destaque no incentivo ao empreendedorismo e na inovação. Na noite desta terça-feira (3), o Inova Criciúma, juntamente com o Fundo Municipal de Inovação (FMI) de Criciúma, foi lançado. Startups e pequenas empresas inovadoras poderão inscrever, a partir de quarta-feira (4), seus projetos por meio do site inova.criciuma.sc.gov.br/. Idealizado pela Administração Municipal, via Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, o fundo beneficiará dez negócios, viabilizando R$ 250 mil. Apresentação do FMI e da página do Inova Criciúma ocorreram no Salão Ouro Negro.

As inscrições estarão abertas até dia 11 de outubro. Entre os dez projetos que serão escolhidos, cinco serão voltados para o Governo de Criciúma e os outros cincos serão destinados para a indústria local. “É algo inovador para o nosso município e para quase todas as cidades brasileiras. A inovação não é apenas as novas tecnologias, mas sim novos processos. É mais que um prédio físico, é um campo de ideias, é por meio delas que nascem grandes soluções”, enfatiza o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.  

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Claiton Pacheco, cada projeto escolhido será contemplado com até R$ 25 mil reais. Após a inscrição, entra as etapas de seleção de ideias, divulgação dos projetos escolhidos, assinatura dos termos e liberação de três parcelas dos recursos.

O projeto terá um período de execução de 12 meses. Os eixos que podem ser contemplados são produtos e equipamentos, softwares e aplicativos, eficiência na gestão pública e na prestação de serviço para o cidadão.  “Uma coisa que eu percebi que tem muita gente com vontade de melhorar e entende que os processos podem ser melhorados e já estão identificando isso”, completa.

Inova Criciúma

O Inova Criciúma é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso. Idealizado pelo Governo de Criciúma, o FMI de Criciúma irá apoiar, mediante incentivo financeiro à implantação, expansão e a reativação de empreendimentos ou projetos empresariais, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do município.