Júlio Lopes assume comando da Fundação Cultural

Criciúma

O novo presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Júlio Lopes, será empossado na tarde desta terça-feira (26), em cerimônia no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. A posse inicia às 16h e será antecedida por uma programação cultural espalhada por toda a prefeitura.

Desde às 15h haverá exposição de artesanato, apresentações artísticas como Boi de Mamão, hip hop, artistas de rua, mostra de oficinas e grupos musicais como o Coral Show Criança Feliz e a Banda Cruzeiro do sul.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura e diretor de Turismo de Criciúma, Ismail Ahmad Ismail, a cultura da cidade está unida e essas apresentações só mostram a força e união que fortalecem o trabalho no município. “A FCC está engajada em mostrar que nós temos grupos culturais dos mais diversos tipos”, relatou.

Novo presidente

Júlio Lopes é natural de Florianópolis, mas veio para Criciúma em 1973. Formado em Odontologia, com especialização em Radiologia, o empresário já presidiu a FCC por três vezes. Júlio também já atuou nas áreas de esporte e turismo do município, conquistando o título de cidadão honorário da cidade. É fundador e membro da Academia Criciumense de Letras (ACLe) onde ocupa a cadeira de número 17.

A pasta de cultura foi criada em 1993 e hoje tem como objetivo incentivar, difundir, fomentar e promover a prática e o desenvolvimento de atividades culturais artísticas e turísticas do município.

De acordo com Júlio Lopes, o trabalho da fundação terá o foco voltado para o turismo, que é uma verdadeira indústria sem chaminé. “O turismo movimenta os hotéis, o comércio e as lojas, girando a economia da cidade, só falta que se dê a importância que ele merece. Eu quero dar continuidade ao que era bom e agora acertar nos erros que foram cometidos”, relatou.